Muitas vezes o trabalhador se vê obrigado a faltar no trabalho. Os motivos para não comparecer ao serviço podem ser muitos, no entanto, o empregado precisa saber como funciona a regra trabalhista e como essa falta pode impactar sua vida profissional.
A quantidade de vezes que você pode faltar ao trabalho sem ser demitido por justa causa varia de acordo com algumas regras. No texto, falaremos quais são as consequências quando você não justifica o motivo de faltar ao trabalho.
Uma falta justificada ocorre quando você não comparece ao trabalho por motivos legais ou previstos em lei. Essas faltas são reconhecidas e previstas na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) pelo artigo 473. Elas não acarretam descontos no salário ou outras penalidades, como demissão por justa causa.
Porém, o trabalhador precisa comprovar a ausência ao setor de Recursos Humanos, seja com um atestado médico ou uma declaração, por exemplo.
Quantidade de Dias Permitidos em Algumas Situações:
Leia também | Como funcionam as regras da Licença-Maternidade?
Por outro lado, faltas injustificadas são aquelas em que o trabalhador não apresenta motivo válido para sua ausência no trabalho. A CLT não prevê nenhum benefício ou proteção específica para esse tipo de falta.
O empregado precisa estar atento, caso falte mais 30 dias, o empregador poderá demitir o funcionário por justa causa, alegando abandono de emprego.
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…