O sonho de cada vez mais brasileiros é se livrar de um emprego formal, que geralmente está limitando os seus ganhos, para conseguir abrir um negócio próprio. Afinal, com a sua empresa, sua dedicação e esforço é que podem determinar o quanto uma pessoa pode receber e prosperar.
Contudo, abrir um negócio no Brasil para muitas pessoas pode não ser uma tarefa fácil, afinal de contas, muitas pessoas gostariam de começar um negócio grande, com mais chances de lucrar e maior probabilidade de dar certo, porém, saiba que as coisas não funcionam bem assim.
A primeira coisa que uma pessoa precisa saber sobre abrir uma empresa é que, um bom negócio serve para atender uma demanda ou um problema bem definido e urgente dos seus clientes, de maneira muito mais eficiente do que a dos seus concorrentes.
Bons negócios com mais chances de prosperar são aqueles que possuem empreendedores empenhados em serem o mais competentes possível, que sabem extrair o máximo do resultado com o mínimo possível, ou seja, para ter um bom negócio é preciso muito mais planejamento do que simplesmente dinheiro.
Leia também | As 12 empresas com mais funcionários do Brasil
Para abrir um negócio, o principal requisito é o planejamento, e o planejamento envolve um item muito importante: o financeiro. No seu planejamento financeiro você precisa definir o quanto é necessário para que você comece e mantenha um negócio. Não se preocupe se será algo grande ou pequeno no começo, o primeiro passo é começar!
De maneira resumida, quando falamos em planejamento financeiro, estamos falando de você montar uma planilha com absolutamente tudo aquilo que você projeta, desde a entrada e saída de produtos, até os custos para começar a operacionalizar seu negócio.
Dito isso, existem pessoas que conseguem começar um negócio com R$ 500, enquanto outras pessoas vão precisa de R$ 50 mil. Para te ajudar a identificar quanto você precisa ter para começar um negócio, você deverá criar seu planejamento e ele deve responder as seguintes perguntas:
1. Qual é o montante necessário que preciso ter em mãos para garantir a operacionalidade de um bom negócio no dia da inauguração? Esse investimento inicial deve inclui despesas pré-operacionais e a aquisição de ativos fixos.
2. Quanto vou precisar investir em capital de giro? Esse dinheiro de capital de giro é aquele que você obrigatoriamente deve deixar parado no caixa da sua empresa, principalmente em estoque de produtos, matéria-prima, entre outros.
3. Quanto é preciso investir até que a empresa alcance o ponto de equilíbrio? Algumas empresas geralmente acabam tendo um fluxo de caixa negativo durante um período inicial, até que as receitas (principalmente de vendas) superem as despesas. Durante esse tempo, será preciso que você faça aportes adicionais para que a empresa possa cumprir suas obrigações financeiras, como o pagamento a fornecedores e impostos.
4. Qual é a quantia de dinheiro exata que você precisará para sobreviver até que a empresa esteja dando lucro e você consiga fazer retiradas da empresa?
O montante final, ou seja, a soma de tudo aquilo que você colocou no papel para responder essas perguntas, é o dinheiro que você precisará ter em mãos para começar um negócio com mais chances de prosperar. Mas vale lembrar que, durante seu planejamento, seja um pouco pessimista, pensando que talvez demore um pouco mais para começar a ter lucros, ou que você poderá ter que investir um pouco mais do que o esperado.
Existem inúmeras maneiras diferentes de conseguir o dinheiro necessário para abrir sua empresa. Mas claro que, de longe, a melhor escolha é juntar seu próprio dinheiro de pouco em pouco, até que tenha o valor exato para isso.
Caso você se sinta confiante com seu planejamento, vê o potencial, entende do seu mercado e como gerenciar sua empresa, outra opção muito busca por empreendedores é optar por um empréstimo em alguma instituição financeira, onde, o valor do financiamento deve constar no seu planejamento.
Se a sua ideia de negócio vai mais para o lado da tecnologia, como, por exemplo, montar uma startup, você poderá procurar por um investidor anjo para acelerar o processo de abertura do seu negócio.
Outra possibilidade muito utilizada é procurar um sócio, talvez você conheça alguém que acredita no seu trabalho, ou que esteja querendo empreender, do qual pode comprar a sua ideia, entrando como sócio e investindo seu percentual para a empresa começar a operar.
As constantes mudanças e transformações no mercado de trabalho e os avanços tecnológicos, estão fazendo…
Uma das universidades mais respeitadas do mundo, está oferecendo 139 cursos online gratuitos para brasileiros.…
Será que pessoas muito inteligentes têm comportamentos diferentes dos nossos? Será que eles tem um…
Ter o nome sujo em instituições financeiras pode ser uma verdadeira aventura para conseguir um…
Já se foi o tempo em que as pessoas chegavam aos 60 anos e achavam…
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…