Você que está perto de se formar, já parou para pensar quanto tempo será preciso para conseguir emprego na sua área? Existem aqueles que conseguem emprego com mais facilidade, o que são minoria, da mesma forma, que outros tantos precisam ter muita, mas muita paciência até finalmente conseguir uma oportunidade na área.
A verdade é que, segundo uma pesquisa do Núcleo Brasileiro de Estágio (Nube), apenas 14,87% dos recém-formados conseguem uma oportunidade de emprego em suas áreas de formação, após três meses de formatura.
Segundo o levantamento do Nube, devido à escassez de vagas, os profissionais recém-formados, frequentemente acabam tendo que aceitar trabalhar em funções que exigem nível fundamental e médio, para que, somente após um determinado período nesse tipo de emprego, conseguirem uma ocupação nas suas áreas de formação.
Leia também | 21 melhores e piores faculdades do Brasil para ganhar dinheiro
Quanto tempo leva para conseguir emprego na área após formatura?
Com base nos dados do Nube, dos quais falamos anteriormente, apenas 14,87% dos recém-formados conseguem emprego na área de formação após 3 meses de formatura. Já com relação à maioria dos formados, o prazo médio para conseguirem emprego em suas áreas de formação é de aproximadamente 8 a 15 meses.
Vale lembrar que, dependendo da área de formação, como profissionais da saúde, em especial, médicos e enfermeiros, assim como profissionais de tecnologia as chances de conseguir um emprego logo após a formatura são muito maiores, justamente devido à alta demanda de profissionais por parte do mercado.
Da mesma forma, um estudo da empresa norte-americana H&R Block, identificou que recém-formados nas áreas de arte e educação, são aqueles com maiores dificuldades para conseguir um emprego logo após a formatura.
Mesmo que esses dados contrariem a expectativa dos estudos, investir em uma educação superior ainda é uma excelente alternativa, haja visto que, profissionais sem formação podem levar até 2 anos para conseguir uma nova oportunidade de emprego, e de que, os formados recém em média 4 vezes mais do que pessoas com apenas o ensino fundamental e pelo menos duas vezes mais do que quem possuí apenas o ensino médio.
Cursos com maior e menor empregabilidade
Segundo dados do Instituto Semesp, os 10 cursos superiores que empregam mais rápido logo após a formatura, e a taxa de empregabilidade são:
- Medicina: 100% de empregabilidade
- Engenharia de Computação: 92,6% de empregabilidade
- Ciência da Computação: 90,5% de empregabilidade
- Farmácia: 79,3% de empregabilidade
- Odontologia: 78,9% de empregabilidade
- Fisioterapia: 64,4% de empregabilidade
- Arquitetura e Urbanismo: 63,5% de empregabilidade
- Psicologia: 61,1% de empregabilidade
- Publicidade e Propaganda: 60,5% de empregabilidade
- Contabilidade: 60,5% de empregabilidade.
Já os cursos com mais desempregados entre os recém-formados, ou seja, que encontram mais dificuldades para conseguir emprego, segundo levantamento da empresa H&R Block, são:
- Antropologia e Arqueologia
- Artes Comerciais e Design Gráfico
- Artes Liberais
- Belas Artes
- Cinema, Vídeo e Fotografia
- Educação Física e Recreação
- Filosofia e Teologia
- História
- Letras e Literatura Inglesa
- Música.
Comentários estão fechados.