Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Quanto tempo um estrangeiro demora para aprender português?

Atualmente nove países tem o português como sua língua oficial e dados apontam que o idioma deve ser o sexto mais falado do mundo até 2050.

Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem que só o inglês domina, diversos estrangeiros tem interesse no nosso idioma. 

Embora, o nosso português tenha origem essencialmente do português europeu, o nosso idioma foi evoluindo ao longo do tempo e tomando sua própria forma ao longos séculos, tanto que hoje em dia ele é conhecido como português brasileiro que tem influência de vários contatos linguísticos e contextos sociais.

Se engana quem pensa que o idioma não tem grande relevância, dados como de uma análise realizada pela Preply que é uma plataforma global de ensino de idiomas online mostra que o nosso idioma será um dos mais falados do mundo até 2050 e muito disso se deve ao Brasil.

Com isso cada vez mais estrangeiros tem interesse no nosso idioma, segundo um relatório de Dados sobre a Língua Portuguesa de 2023 do Instituto Camões mostra que 56 universidades chinesas ensinam o português como língua estrangeira.

Leia +: 6 idiomas mais importantes para aprender que devem dominar até 2050

O tempo que um estrangeiro leva para aprender o português

idiomas
Imagem do canva

O primeiro ponto para entender quanto tempo se leva para aprender o português é saber que o tempo depende da língua nativa de quem está aprendendo o novo idioma.

Por exemplo, o Instituto Americano de Serviço Exterior (FSI), responsável por treinar diplomatas dos Estados Unidos, fez um levantamento que mostra o tempo médio para alcançar a chamada Proficiência Profissional em diferentes línguas. 

O português para quem fala inglês, é classificado na Categoria I, junto de idiomas próximos como espanhol, francês, ou seja, para esse grupo aprender o português pode ser mais rápido pela familiaridade com a língua.

Nesse caso estimativa é de 600 a 750 horas de estudo até que a pessoa consiga conversar sobre variados temas, ler jornais e escrever textos com boa precisão. 

Em contra-partida os falantes de alemão, por exemplo, que apesar de também usar o alfabeto latino, entra na Categoria II. A gramática mais complexa e a estrutura diferente fazem com que a média suba para cerca de 900 horas de estudo. 

Quando olhamos para idiomas de Categoria V, como árabe, japonês e chinês mandarim, a diferença é gritante. O FSI estima algo em torno de 2.200 horas de dedicação para chegar ao mesmo nível de proficiência. 

O motivo está na distância estrutural e nos novos sistemas de escrita, sons diferentes e formas de organizar a frase que exigem uma reconfiguração completa da forma de pensar a língua.

Sendo assim, enquanto um estrangeiro pode aprender português em um ou dois anos de estudo consistente, os alemães e árabes podem precisar ter um pouco mais de paciência.

É claro que a dedicação e tempo de estudos são essenciais, mesmo que uma pessoa seja de um idioma que tenha mais dificuldade de familiarização com o português se a dedicação por maior e mais constante ele pode aprender mais rápido do que aqueles que teriam mais facilidade. 

Comentários estão fechados.