Quanto tempo uma lei demora até ser aprovada / Imagem freepik
Existe todo um processo para uma lei ser aprovada, por este motivo muitas pessoas ficam confusas, por não entenderem a demora para alguns projetos serem finalmente entrarem em vigor.
Além disso, existem muitos projetos aguardando serem votados ou analisados e muitas etapas que os projetos precisam seguir, de acordo com o regime de tramitação, até ser finalmente aprovado e começar a valer.
Confira os próximos tópicos e saiba quanto tempo demora para um Projeto de Lei (PL) ser aprovado.
Um projeto de lei é uma proposta que surge por meio de uma ideia, que visa solucionar algum problema ou sugerir melhorias. Caso o PL seja aprovado, ele pode se transformar em uma lei.
Para um Projeto se tornar uma lei ele precisa ser aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, após isso ele é encaminhado à sanção presidencial, podendo ser vetado ou aprovado pelo chefe do Poder Executivo.
Leia também | Os 10 benefícios mais desejados pelos trabalhadores brasileiros
Confira abaixo quem pode propor um Projeto de Lei, segundo o artigo 61 da Constituição Federal:
“A Constituição ainda prevê a iniciativa popular de leis, permitindo aos cidadãos apresentar à Câmara dos Deputados projeto de lei, desde que cumpram as exigências estabelecidas no §2º do art. 61. Outra forma de participação popular que a sociedade dispõe para propor projetos de lei é a apresentação de sugestões legislativas (SUGs) à Comissão de Legislação Participativa (CLP)”, afirma o Portal Câmara Notícias
Leia também | Redução da Jornada de Trabalho pode fazer mudanças na CLT
O tempo para uma lei ser votada e aprovada dependerá do regime de tramitação dela, além de depender do interesse e da concordância das comissões e das casas legislativas naquela proposta, podendo ser aprovado em alguns meses ou em anos.
“Não existe tempo médio para aprovação de um projeto de lei no Congresso Nacional. O Poder Legislativo tem plena autonomia para debater com profundidade e responsabilidade as propostas legislativas e aprová-las, ou não. O tempo de discussão de uma proposta depende de vários fatores como a agenda das comissões, conclusão da análise pelos relatores, requerimentos apresentados, apensamentos etc.”, afirma o Ministério Público Federal (MPF).
Portanto, não existe um tempo padrão para uma lei ser aprovada, pois depende de diversos fatores.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…