O seguro-desemprego é um dos benefícios mais importantes aos quais os trabalhadores de carteira assinada têm direito. Durante o recebimento do benefício, muitas pessoas estão em busca de uma recolocação profissional, onde, ao achar um novo emprego, muitas dúvidas começam a surgir.
Dentre as dúvidas com relação ao seguro-desemprego e achar um novo emprego, muitas pessoas se questionam se é possível começar a trabalhar e receber o benefício ao mesmo tempo. Contudo, conforme versa a legislação, é proibido receber o salário de um novo emprego mais o seguro-desemprego.
Claro que existem muitos trabalhadores que negociam com seus novos patrões sobre a possibilidade de ter a carteira assinada somente após o término do seguro-desemprego, todavia, mesmo sendo uma situação bem comum, é ilegal.
Já uma outra dúvida muito comum por parte dos trabalhadores é saber se o seguro-desemprego é cancelado de imediato assim que se assina a carteira de trabalho, ou se existe um prazo para que isso possa acontecer.
Leia também | Seguro-desemprego: quantos meses vou receber e qual será o valor?
A partir do momento em que se é registrado um novo emprego na carteira de trabalho, automaticamente o pagamento das parcelas do seguro-desemprego é bloqueado.
Sendo assim, não há nenhuma possibilidade de receber ao menos mais uma parcela do benefício assim que o trabalhador conquistar um novo emprego.
O trabalhador precisa estar ciente que o objetivo do seguro-desemprego é garantir um salário de sustento para o período em que a pessoa está procurando um novo emprego.
Dessa maneira, o trabalhador não deve enxergar essa situação como uma desvantagem, afinal, o foco principal é que você possa conquistar um novo emprego neste período, ainda tendo uma verba financeira para garantir sua subsistência.
Como dissemos no tópico anterior, ao ter a carteira assinada, o seguro-desemprego é bloqueado, sim, bloqueado e não cancelado. Ou seja, caso o trabalhador seja demitido durante o período de experiência, ele poderá solicitar o benefício novamente, tendo direito de receber as parcelas que não foram pagas.
Por exemplo, se o seu seguro-desemprego tivesse duração de 5 parcelas, mas na segunda parcela você conseguiu um novo emprego. Logo, três parcelas do benefício são congeladas e caso você seja demitido no período de experiência, poderá solicitar as três parcelas restantes.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…