Chamadas

Quantos dias após ter a carteira assinada perco o seguro-desemprego?

O seguro-desemprego é um dos benefícios mais importantes aos quais os trabalhadores de carteira assinada têm direito. Durante o recebimento do benefício, muitas pessoas estão em busca de uma recolocação profissional, onde, ao achar um novo emprego, muitas dúvidas começam a surgir.

Dentre as dúvidas com relação ao seguro-desemprego e achar um novo emprego, muitas pessoas se questionam se é possível começar a trabalhar e receber o benefício ao mesmo tempo. Contudo, conforme versa a legislação, é proibido receber o salário de um novo emprego mais o seguro-desemprego.

Claro que existem muitos trabalhadores que negociam com seus novos patrões sobre a possibilidade de ter a carteira assinada somente após o término do seguro-desemprego, todavia, mesmo sendo uma situação bem comum, é ilegal.

Já uma outra dúvida muito comum por parte dos trabalhadores é saber se o seguro-desemprego é cancelado de imediato assim que se assina a carteira de trabalho, ou se existe um prazo para que isso possa acontecer.

Leia também | Seguro-desemprego: quantos meses vou receber e qual será o valor?

Quantos dias após a carteira ser assinada, perco o seguro-desemprego?

A partir do momento em que se é registrado um novo emprego na carteira de trabalho, automaticamente o pagamento das parcelas do seguro-desemprego é bloqueado.

Sendo assim, não há nenhuma possibilidade de receber ao menos mais uma parcela do benefício assim que o trabalhador conquistar um novo emprego.

O trabalhador precisa estar ciente que o objetivo do seguro-desemprego é garantir um salário de sustento para o período em que a pessoa está procurando um novo emprego.

Dessa maneira, o trabalhador não deve enxergar essa situação como uma desvantagem, afinal, o foco principal é que você possa conquistar um novo emprego neste período, ainda tendo uma verba financeira para garantir sua subsistência.

E se eu for demitido no período de experiência?

Como dissemos no tópico anterior, ao ter a carteira assinada, o seguro-desemprego é bloqueado, sim, bloqueado e não cancelado. Ou seja, caso o trabalhador seja demitido durante o período de experiência, ele poderá solicitar o benefício novamente, tendo direito de receber as parcelas que não foram pagas.

Por exemplo, se o seu seguro-desemprego tivesse duração de 5 parcelas, mas na segunda parcela você conseguiu um novo emprego. Logo, três parcelas do benefício são congeladas e caso você seja demitido no período de experiência, poderá solicitar as três parcelas restantes.

Ricardo

Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país.

Postagens recentes

Tomar banho a noite pode melhorar sua qualidade de sono

Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…

7 horas atrás

INPP abre inscrições para concurso com salários acima de R$ 13 mil

O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu  inscrições para o novo concurso. São…

8 horas atrás

Pesquisa revela a grande vantagem de fazer uma lista de tarefas à noite

Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…

11 horas atrás

Arco-íris, pé-de-moleque e outras 7 palavras que você não conhece o plural

Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…

11 horas atrás

Prazo limite! Cursos gratuitos de tecnologia da Microsoft abrem inscrições

Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…

11 horas atrás

Bill Gates bate o martelo e revela carreiras protegidas da IA

Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…

12 horas atrás