Chamadas

Quantos dias após ter a carteira assinada perco o seguro-desemprego?

O seguro-desemprego é um dos benefícios mais importantes aos quais os trabalhadores de carteira assinada têm direito. Durante o recebimento do benefício, muitas pessoas estão em busca de uma recolocação profissional, onde, ao achar um novo emprego, muitas dúvidas começam a surgir.

Dentre as dúvidas com relação ao seguro-desemprego e achar um novo emprego, muitas pessoas se questionam se é possível começar a trabalhar e receber o benefício ao mesmo tempo. Contudo, conforme versa a legislação, é proibido receber o salário de um novo emprego mais o seguro-desemprego.

Claro que existem muitos trabalhadores que negociam com seus novos patrões sobre a possibilidade de ter a carteira assinada somente após o término do seguro-desemprego, todavia, mesmo sendo uma situação bem comum, é ilegal.

Já uma outra dúvida muito comum por parte dos trabalhadores é saber se o seguro-desemprego é cancelado de imediato assim que se assina a carteira de trabalho, ou se existe um prazo para que isso possa acontecer.

Leia também | Seguro-desemprego: quantos meses vou receber e qual será o valor?

Quantos dias após a carteira ser assinada, perco o seguro-desemprego?

A partir do momento em que se é registrado um novo emprego na carteira de trabalho, automaticamente o pagamento das parcelas do seguro-desemprego é bloqueado.

Sendo assim, não há nenhuma possibilidade de receber ao menos mais uma parcela do benefício assim que o trabalhador conquistar um novo emprego.

O trabalhador precisa estar ciente que o objetivo do seguro-desemprego é garantir um salário de sustento para o período em que a pessoa está procurando um novo emprego.

Dessa maneira, o trabalhador não deve enxergar essa situação como uma desvantagem, afinal, o foco principal é que você possa conquistar um novo emprego neste período, ainda tendo uma verba financeira para garantir sua subsistência.

E se eu for demitido no período de experiência?

Como dissemos no tópico anterior, ao ter a carteira assinada, o seguro-desemprego é bloqueado, sim, bloqueado e não cancelado. Ou seja, caso o trabalhador seja demitido durante o período de experiência, ele poderá solicitar o benefício novamente, tendo direito de receber as parcelas que não foram pagas.

Por exemplo, se o seu seguro-desemprego tivesse duração de 5 parcelas, mas na segunda parcela você conseguiu um novo emprego. Logo, três parcelas do benefício são congeladas e caso você seja demitido no período de experiência, poderá solicitar as três parcelas restantes.

Ricardo

Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país.

Postagens recentes

4 países com mais chances de entrar em guerra após Israel e Irã

Após o início da guerra entre Rússia e Ucrânia, o mundo se viu em um…

3 semanas atrás

15 empregos mais bem pagos do mundo em TI e tech em 2025

A tecnologia está cada vez mais presente em todos os cantos da sociedade, e a…

2 meses atrás

6 maiores raças de gatos do mundo que você pode ter na sua casa

Gatos têm um jeito único de ganhar espaço nos nossos corações e casas. São práticos,…

2 meses atrás

13 raças de cães mais populares do mundo em 2025

Quem resiste a um par de olhos brilhantes e um rabinho abanando? Em 2025, os…

3 meses atrás

11 doramas românticos para se apaixonar e rir bastante

Se você é daqueles que adoram um dorama romântico que faz o coração bater mais…

4 meses atrás

Planos de saúde: Conheça 30 das principais operadoras do Brasil

No Brasil, a saúde pública ainda é um verdadeiro desafio para o governo, e normalmente…

4 meses atrás