Durante o Carnaval milhões de foliões acabam exagerando na bebida e faltam os serviços no dia seguinte, mas isso pode gerar diversos problemas para a vida de um trabalhador, como a temida justa causa.
Ninguém que sair de um emprego sem seus direitos trabalhistas em mão, portanto, é fundamental se cuidar e evitar faltas no serviço. Porém, caso você falte ao serviço, é preciso saber se você pode ser demitido.
As faltas no carnaval acontecem aos montes todos os anos, mas é preciso se preparar e tentar entender a visão do seu empregador. Confira nos próximos tópicos mais informações sobre o trabalho este mês!
Chegou aquela época do ano em que as ruas ficam coloridas em cheias, músicas contagiantes que seguem a energia do Carnaval, a festa que toma conta do país. É tempo de folia, de festa e de descontração.
Entretanto, em meio a todas as comemorações, muitos trabalhadores tem uma dúvida que pode sobre a falta de serviço nesta época:
Faltar serviço durante o Carnaval pode resultar em demissão por justa causa? É uma questão importante, que merece ser esclarecida para evitar transtornos desnecessários.
No próximo tópico explicaremos melhor sobre as faltas no carnaval.
Leia+: Ofender colega de trabalho na internet gera demissão por justa causa?
Se cuide sempre e evite exageros, beba moderadamente mesmo que seja carnaval, cuide da sua saúde financeira e física.
A legislação brasileira não tem nada específico para os trabalhadores que faltam durante o Carnaval, mas o empregador pode aplicar as normas gerais sobre faltas não justificadas.
A falta ao trabalho sem motivo válido pode ser considerada uma quebra de contrato e motivo para demissão por justa causa.
Confira alguns pontos sobre faltar no Carnaval:
Justificativa: Caso o funcionário tenha uma razão válida para faltar, como doença comprovada por atestado médico, a ausência não deve resultar em demissão por justa causa.
Comunicação: É fundamental se comunicar previamente com a sua empresa sobre a ausência, seguindo as políticas internas da empresa.
Política da Empresa: Algumas empresas têm políticas específicas para feriados, como o Carnaval, podendo conceder folgas ou permitir que os funcionários compensem as horas perdidas.
Acordo Coletivo: Em certos casos, o acordo coletivo de trabalho cria regras específicas sobre faltas durante o Carnaval.
Avaliação Individual: Seu patrão deve avaliar cada situação deve ser analisada individualmente, considerando as circunstâncias da falta e a conduta do funcionário.
O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…
Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…
Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…
Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…
Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem…
Atualmente acredite ou não existem mais de 7.139 línguas faladas em todo o mundo, só…