Chamadas

Quem trai mais: O homem ou a mulher?

Antes de falarmos sobre o tema, devemos lembrar que o comportamento humano pode variar. A traição é um tema complexo e multifacetado, e não podemos simplesmente apontar o dedo para um gênero específico.

Vira e mexe, lá estamos pensando: por que uma pessoa traiu o namorado ou namorada, marido ou esposa? Será que existe um gênero mais propenso à infidelidade? 

A traição pode ocorrer em qualquer relacionamento, independentemente do gênero. No entanto, existem algumas teorias e estudos que tentam entender padrões de comportamento.

Esses estudos nos dizem que as atitudes em relação à traição variam de acordo com a cultura e as normas sociais. Existem culturas que aceitam a traição e outras consideradas inaceitáveis. Porém, alguns estudos chegaram à conclusão que homens e mulheres podem trair em proporções semelhantes. No entanto, tudo vai depender de como a traição acontece.

Neste caso, os homens podem ser mais propensos a traições físicas, enquanto as mulheres podem estar mais inclinadas a traições emocionais.

Motivações

Até mesmo a traição pode variar. Alguns pesquisadores argumentam que os homens podem trair por motivos mais impulsivos ou relacionados à busca de variedade sexual. Já as mulheres podem ter razões emocionais para trair. Uma dessas razões pode ser a falta de intimidade ou conexão emocional no relacionamento.

Leia também | Alerta: 3 remédios aumentam 79% o risco de demência

Como a psicologia encara a traição?

Para a psicologia, a traição vai além da infidelidade sexual. Ela envolve quebrar a confiança e ignorar o respeito pelo parceiro. Pode se manifestar de várias maneiras, como comprometimento condicional, mentiras, desrespeito, rompimento de promessas e até mesmo egoísmo e injustiça.

Uma pessoa traída pode ter sentimentos como negação, choque, raiva e até depressão. É como passar por um processo de luto semelhante à perda de alguém amado. Uma traição pode marcar profundamente uma pessoa. No entanto, com suporte e diálogo, é possível reconstruir relacionamentos.

A psicologia nos ensina que a traição é um fenômeno multifacetado, com impactos profundos. Se você já passou por isso, saiba que não está sozinho(a) e que buscar apoio emocional é fundamental para a recuperação. 

Segundo o Blog Psi do Futuro, A traição é um ato que quebra a confiança e ignora o respeito pelo outro. Ela vai além da infidelidade sexual. Pode se mostrar em comprometimento condicional, mentiras e omissões, desrespeito, rompimento de promessas, e egoísmo e injustiça. Cada tipo de Tipos de Traição afeta de maneira diferente quem foi traído. Essas ações podem tornar difícil reconstruir a confiança.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

Tomar banho a noite pode melhorar sua qualidade de sono

Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…

10 horas atrás

INPP abre inscrições para concurso com salários acima de R$ 13 mil

O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu  inscrições para o novo concurso. São…

12 horas atrás

Pesquisa revela a grande vantagem de fazer uma lista de tarefas à noite

Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…

14 horas atrás

Arco-íris, pé-de-moleque e outras 7 palavras que você não conhece o plural

Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…

15 horas atrás

Prazo limite! Cursos gratuitos de tecnologia da Microsoft abrem inscrições

Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…

15 horas atrás

Bill Gates bate o martelo e revela carreiras protegidas da IA

Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…

15 horas atrás