Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Quero comprar um carro, devo optar por financiamento, consórcio ou leasing?

Conheça as vantagens e desvantagens de cada uma das opções e saiba qual escolher para comprar seu carro ou moto nova

Devido aos altos preços dos veículos no país, e consequentemente devido à baixa renda dos brasileiros, normalmente, a melhor opção para quem sonha com uma moto ou carro novo acaba tendo que optar pelo parcelamento.

Entretanto, quando falamos de parcelamento para a compra de um veículo, normalmente nos deparamos com três opções diferentes, sendo elas, o financiamento, o leasing e também o consórcio. Mas afinal qual é a melhor opção?

Muitas vezes você senta para conversar com amigos que vão falar que a vantagem do financiamento é tirar o veículo na hora. Já outros vão alegar que financiamento é bobeira, com juros altos e que a melhor opção é pagar um consórcio e esperar ser contemplado.

Pensando nisso, e para parar com esse disse me disse sobre o que é mais vantajoso, hoje nós vamos explicar como cada uma dessas opções funciona, e de fato qual delas pode ser mais vantajosa para o seu perfil. Acompanhe!

Financiamento

Normalmente, o financiamento é a modalidade mais utilizada para quem vai adquirir um carro ou moto, justamente porque, ao ter o mesmo aprovado, você pode sair na hora com seu veículo novo.

O financiamento ocorre diretamente com o banco, onde a concessionária é apenas uma intermediadora para a contratação.

Vantagem do financiamento — retirar o carro imediatamente

Desvantagem do financiamento — cobrança de taxas de juros que podem variar conforme concessionárias e os bancos, assim, como pelo valor do carro, valor de entrada, etc.

Leia também | Qual o Score ideal para financiar um carro ou moto? Saiba agora

Leasing

O leasing consiste em um arrendamento mercantil, ou seja, se trata de uma espécie de aluguel. Funciona assim, o banco compra um automóvel, concede a você o direito de usar, enquanto mantém o carro em seu nome.

O período de utilização será estabelecido em contrato, onde, ao final das parcelas, o cliente poderá decidir se adquire o veículo ou devolve-o ao banco. Caso a escolha seja pela aquisição do veículo, será preciso pagar um valor residual ao fim do contrato.

Vantagem do leasing — não existe cobrança de IOF nessa situação, além de ser possível financiar até 100% do bem sem dar entrada.

Desvantagem do leasing — o carro por ser leasing só passará para o seu nome no final do contrato, quando terminar todos os pagamentos, e pagar o valor residual do término do contrato.

Consórcio

O consórcio funciona como uma espécie de poupança coletiva, onde os participantes pagam uma parcela mensal, e no final de cada mês são sorteados integrantes para receberem o valor da apólice.

No consórcio você também pode optar por dar lances, no caso, os maiores lances dados no dia do sorteio costumam levar a apólice, ou como muitos conhecem a carta de crédito.

Lembrando que mesmo por sorteio ou dando lance, caso você seja sorteado (contemplado), você deverá continuar pagando o contrato até o fim de suas parcelas.

Vantagem do consórcio — sem cobrança de juros, apenas das taxas administrativas

Desvantagem do consórcio — só é possível pegar o bem caso você seja sorteado, ou dê um lance ao qual seja o maior, ou ao fim do pagamento de todas as parcelas caso você não seja sorteado antes.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.