Se atualize sobre a redução da jornada de trabalho e entenda mais sobre essa pauta que pode trazer mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Uma pauta muito presente no meio político em 2024 é a redução da jornada de trabalho, que pede o fim da escala 6×1, caso essa mudança seja realmente aprovada ela pode trazer mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
A CLT define como o mercado de trabalho funciona e a escala 6×1 está presente na rotina da maioria das profissões, portanto, uma mudança na escala alteraria a legislação trabalhista.
Se atualize sobre a redução da jornada de trabalho e entenda mais sobre essa pauta que vem sendo muito discutida no Brasil este ano.
O Projeto de Lei 1105/2023, que sugere uma jornada de trabalho reduzida sem redução salarial, acabou dando mais força para discussão sobre o fim da escala 6×1, o projeto atualmente está sendo analisado no Senado.
Segundo os defensores do fim da escala 6×1, existem pesquisas que comprovam que proporcionar mais tempo para os trabalhadores descansarem e aproveitarem as suas vidas pessoais, ao invés de reduzir a produtividade, pode aumentar.
Além disso, os outros argumentos falam sobre a saúde física e mental dos trabalhadores, que será melhor com uma escala reduzida. Desta maneira quadros de ansiedade, depressão e de Burnout podem diminuir.
“O principal ganho é o aumento da produtividade, aliado a uma vida física e mentalmente mais saudável. Isso não é pouca coisa em um mundo com tanto adoecimento mental, em que vemos um aumento de casos de depressão, ansiedade e doenças físicas provocadas pelo estresse”, declara o senador Weverton (PDT-MA), autor da PL 1105/2023.
Leia também | Redução da jornada de trabalho de 5 para 4 dias, o Brasil está preparado?
O projeto ainda enfrentará um longo caminho até sua aprovação, a maneira como a redução da escala pode acontecer ainda deve ser bastante discutida. O PL 1105/2023 seria encaminhado para a análise da Câmara dos Deputados no ano passado, porém, isso não aconteceu.
Um requerimento do senador Laércio Oliveira (PP-SE), aprovado pelo Plenário, determinou que o projeto do senador Weverton seja analisado também pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
“A matéria precisa ser analisada na Comissão de Assuntos Econômicos, dada a importância do assunto para todo o setor produtivo gerador de empregos e desenvolvimento econômico”, justificou Laércio ao portal Agência Senado.
Não existe data prevista para a votação do texto na CAE. A relatoria é do senador Eduardo Gomes (PL-TO). Portanto, será preciso aguardar para saber se o projeto seguirá para a Câmara.
A chegada de uma nova tecnologia assustou milhares de trabalhadores que temem perder seus empregos…
Nós temos a tendência de seguir modas e mudar estilos que já estávamos acostumados. Um…
Atenção, trabalhadores e empregadores! A partir de 2025, novas regras para o trabalho aos domingos…
Parece cena de filme, mas acredite, é real: o FGTS virou alvo de criminosos por…
Já pensou em fazer uma viagem de avião e pagar apenas 20% do valor da…
Para quem achava que um salário mínimo acima de R$ 2.000 era sonho, o Paraná…