Quando o assunto é segurança veicular, ninguém quer errar. Mas, infelizmente, nem todos os carros estão à altura do que esperamos. Os testes do Latin NCAP, organização que avalia a segurança de veículos vendidos na América Latina, revelaram um cenário preocupante: dez modelos amargaram nota zero nos crash-tests. E, se você acha que isso só acontece com carros desconhecidos, está enganado! Mas vamos aos detalhes.
Antes de falar sobre os reprovados, é importante entender o processo. O Latin NCAP utiliza carros reais, que são submetidos a colisões frontais, laterais e contra barreiras. Parece coisa de filme, mas é ciência pura! O objetivo é avaliar a capacidade de proteção do veículo para ocupantes adultos, crianças e até pedestres. As notas vão de zero a cinco estrelas, sendo cinco a garantia de máxima segurança.
Mas, quando o resultado é zero, significa que há sérias falhas estruturais ou funcionais. E é exatamente isso que aconteceu com os modelos que listamos aqui.
Esse SUV compacto recém-testado foi uma decepção. A proteção para ocupantes adultos foi de apenas 33% e, para crianças, um alarmante 11%. O problema maior? Não é possível desligar o airbag do passageiro, o que compromete a instalação de cadeirinhas. Parece básico, mas faz uma diferença enorme na segurança dos pequenos.
Outro da mesma marca que também falhou, mas dessa vez o modelo hatch. A proteção para adultos ficou em 31%, enquanto a das crianças não passou de 12%. Novamente, a questão do airbag e dos joelhos do motorista chamou atenção.
O único carro elétrico da lista não trouxe boas notícias. Proteção para adultos? Zero. E, para crianças, apenas 6%. As falhas estruturais comprometeram tanto o tórax quanto o habitáculo, mostrando que ainda há um longo caminho para os elétricos no quesito segurança. Ah, e o manual do carro também deixou a desejar, já que não explicava como fixar adequadamente as cadeirinhas.
Veja mais, mas ainda hoje:
O robusto SUV pode parecer imponente, mas nos testes mostrou fraquezas. A proteção para ocupantes adultos ficou em 29%, enquanto para crianças foi de 23%. O maior problema? Vazamento de combustível após o impacto. Um detalhe que, além de alarmante, é perigoso.
Esses dois modelos compactos compartilharam a mesma nota zero e os mesmos problemas. A proteção para adultos foi de 24%, e para crianças, 10%. O que chama atenção é que as instruções de instalação de cadeirinhas foram mal avaliadas. Quem diria que ler o manual seria um problema de segurança, hein?
Mesmo sendo um modelo mais sofisticado, o Sportage também não escapou do vexame. Proteção para crianças? Apenas 15%. A ausência de informações claras sobre as cadeirinhas e a impossibilidade de desconectar o airbag frontal foram os maiores culpados.
Um dos queridinhos dos brasileiros também entrou na lista. A proteção para adultos foi de apenas 19%, enquanto para crianças ficou em 10%. O problema aqui foi a incapacidade de proteger adequadamente a cabeça e o pescoço em colisões laterais.
Fechando a lista, o Ford Ka recebeu críticas parecidas. A proteção para adultos ficou em 34%, mas as pernas e o tórax foram seriamente danificados nos testes. Para as crianças, a média foi de 9%, novamente com problemas na ancoragem das cadeirinhas.
Bom, ninguém quer comprar um carro que não protege seus ocupantes. Mas esses resultados destacam problemas que poderiam ser evitados com ajustes simples, como airbags adequados ou reforços estruturais. Além disso, é um alerta para priorizarmos a segurança ao escolher um veículo, mesmo que isso signifique pagar um pouco mais.
Nem tudo é desastre. A Mitsubishi L200 Triton, que já foi zero estrelas em 2019, recentemente conquistou a nota máxima no mesmo teste. Ou seja, mudanças são possíveis. Mas elas precisam ser prioridade para as montadoras. Afinal, um carro seguro salva vidas, e esse deveria ser o principal objetivo de qualquer fabricante.
Fica claro que, no mundo dos automóveis, nem sempre o que reluz é ouro. Mas, se queremos veículos mais seguros, é essencial pressionar as montadoras e valorizar quem faz diferente. Porque, no final das contas, a segurança nunca deve ser uma escolha opcional.
Quando pensamos em cães, a imagem de uma pelagem fofa e macia logo nos vem…
Você já fez a sua aposta para a Mega da Virada, que este ano está…
Todo ano é a mesma coisa na programação de Natal das emissoras de TV. Lá…
Nesta quarta-feira (04), será encerrada as inscrições para preenchimento de 7.743 vagas em 17 cursos…
O Brasil é muito conhecido pela cultura, pela tradição, por ser um povo acolhedor, pela…
Você começou a fazer um estágio e não conhece os seus direitos? Você não é…