Que o Bolsa Família teve seu valor reajustado, se tornando um benefício mais justo, que mais e mais famílias estão ingressando no programa, com novos valores, tudo isso é verdade. Mas mesmo assim, se tem um assunto que ainda é de interesse dos beneficiários e ainda não tem uma resposta definitiva é o 13º salário.
Ao longo das últimas semanas tivemos muitas notícias sobre possíveis pagamentos do 13º salário para inscritos do Bolsa Família, no entanto, essa parcela extra ainda é algo exclusivo para os beneficiários do estado de Pernambuco.
Tendo em vista que o governo do referido estado, por conta própria, decidiu liberar a parcela extra para as famílias em situação de vulnerabilidade social.
Contudo, e como fica o pagamento do 13º salário para as famílias dos demais estados? Será que poderemos ter uma liberação, alguma nova informação? Apesar da grande incerteza quanto a isso, existe ainda uma única alternativa.
Resposta sobre o 13º salário para o Bolsa Família
Milhares de beneficiários aguardam pela definição de um possível pagamento do 13º salário do Bolsa Família, no entanto, é preciso esclarecer que por parte do governo não há interesses pela liberação da parcela extra do benefício.
No entanto, temos uma única resposta para uma possível liberação, e ela diz respeito a um projeto de lei que está em trâmite no Congresso Nacional. Sem o interesse do governo, a única alternativa para a liberação, será os deputados e senadores se unirem para aprovação da proposta.
Isso porque, caso a proposta seja aprovada tanto na Câmara dos Deputados, quanto no Senado Federal, a proposta seguirá para sanção do presidente da república. Sendo assim, ainda existe uma última esperança pela liberação da parcela extra, o que dependerá dos parlamentares e de seus interesses.
Todavia, até que os parlamentares do governo possam colocar a proposta para tramitar, que seja de interesse de nossos políticos, ficaremos aguardando sem qualquer previsão de termos um 13º salário definitivo para as famílias em situação de vulnerabilidade social.
Leia também | Bolsa Família: Governo libera calendário de pagamento de julho
Quem tem direito ao Bolsa Família?
Para ter direito ao Bolsa Família, as famílias precisam se enquadrar em alguns critérios estabelecidos pelo governo. Os principais requisitos são:
Renda Familiar
A renda mensal per capita da família deve ser de até R$ 218 por pessoa. Esse valor é atualizado periodicamente pelo governo.
Composição Familiar
O programa dá prioridade para famílias em situação de extrema pobreza, com gestantes, nutrizes (mães que estão amamentando), crianças e adolescentes até 17 anos. É necessário que a família faça a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), para poder participar do Bolsa Família.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.