O seguro-desemprego é um dos benefícios mais importantes que os trabalhadores podem ter acesso. Como seu nome sugere, o mesmo é liberado quando o trabalhador está em um momento de desemprego, após ter sido demitido sem justa causa.
Nesse sentido, o seguro-desemprego se trata de um valor que é pago para o trabalhador num período de três a cinco meses, para que, enquanto esteja em situação de desemprego e em busca de uma recolocação profissional, não fique sem renda.
Entretanto, para garantir acesso ao seguro-desemprego é necessário se atentar a algumas regras do benefício, que são fundamentais para garantir ou não a concessão do benefício.
Dentre as regras mais importantes, além de não ter sido demitido por justa causa, o que vai determinar a concessão do benefício e por quanto tempo é justamente o tempo que o trabalhador exerceu atividade de carteira assinada.
A principal regra para determinar se o trabalhador terá acesso ao seguro-desemprego é saber se ele foi demitido por justa causa ou não. Isso porque quem é demitido por justa causa perde diversos dos seus direitos trabalhistas.
Caso identificado que você não foi demitido por justa causa, agora outro fator determinante para a concessão ou não do benefício é a quantidade de meses trabalhados, que influencia diretamente na liberação ou não do seguro-desemprego, vejamos:
Primeira solicitação do seguro-desemprego: trabalhador deve ter trabalhado no mínimo 12 meses (não precisa ser do último emprego, é a soma do tempo trabalhado).
Segunda solicitação do seguro-desemprego: é preciso que o último emprego tenha tido tempo mínimo de 9 meses.
Terceira solicitação em diante do seguro-desemprego: a partir da terceira solicitação, o trabalhador deverá ter trabalhado pelo menos 6 meses no último emprego.
O seguro-desemprego varia entre três e cinco parcelas, para identificar quantas parcelas o mesmo receberá, tudo dependerá da quantidade de meses trabalhados nos últimos 36 meses anteriores à data da demissão. Vejamos:
— Para a primeira solicitação do seguro-desemprego:
— Para a segunda solicitação do seguro-desemprego:
— Para a terceira solicitação em diante do seguro-desemprego:
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…