Chamadas

Rubéola: Perigos para Crianças e Gestantes

A rubéola é uma doença infecciosa causada pelo vírus Rubella, que se espalha através do contato direto ou pelo ar. Embora seja geralmente leve em crianças, pode ter consequências graves para gestantes e seus bebês.

Riscos para Crianças

A rubéola geralmente apresenta sintomas leves como febre, coriza, tosse, conjuntivite e erupções cutâneas, em crianças. Na maioria dos casos, a doença se resolve sozinha em poucos dias sem maiores complicações.

Riscos para Gestantes

Já para as mulheres grávidas, a doença pode ser um grande risco. A rubéola pode causar a Síndrome da Rubéola Congênita (SRC) se a mãe for infectada durante a gravidez. A SRC pode resultar em uma série de defeitos congênitos graves, incluindo surdez, catarata, defeitos cardíacos, retardo mental e baixo crescimento intrauterino. Em casos extremos, pode levar a um aborto espontâneo ou morte neonatal.

Prevenção

A principal forma de prevenir a rubéola e a SRC é a vacinação. A vacina contra a rubéola é segura e eficaz, e está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças e mulheres em idade fértil.

  • Crianças: Vacinar todas as crianças com a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) aos 12 meses e aos 4 anos de idade.
  • Mulheres em idade fértil: Verificar o seu estado vacinal contra a rubéola. Se não estiver vacinada, deve receber a vacina antes de engravidar.
  • Gestantes: Se não tiver certeza se está vacinada contra a rubéola, deve fazer o teste sorológico para verificar a imunidade. Se não for imune, deve evitar contato com pessoas com rubéola.

Sintomas

Os sintomas principais sintomas da rubéola são:

  • Febre baixa;
  • Linfoadenopatia retroauricular, occipital e cervical;
  • Exantema máculo-papular.

Esses sinais e sintomas da rubéola acontecem independente da idade ou situação vacinal da pessoa. O período de incubação médio do vírus, ou seja, tempo em que os primeiros sinais levam para se manifestar desde a infecção, é de 17 dias, variando de 14 a 21 dias, conforme cada caso.

Leia também | Conheça 4 benefícios da cafeína para a sua saúde

Diagnóstico

Para o diagnóstico da rubéola são feitos exames laboratoriais, disponíveis na rede pública em todos os estados, para confirmação ou descarte de casos, como titulação de anticorpos IgM e IgG para rubéola. Existem muitas doenças que se manifestam semelhantes à rubéola. As mais importantes são:

  • Sarampo;
  • Exantema Súbito (Roséola Infantum);
  • Dengue;
  • Enteroviroses;
  • Eritema Infeccioso (Parvovírus B19);
  • Rickettsioses.

Segundo o Ministério da Saúde, não há tratamento específico para a rubéola. Os sinais e sintomas apresentados devem ser tratados de acordo com a sintomatologia e terapêutica adequada, conforme cada caso. 

Os tratamentos são oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Assim que surgirem os primeiros sintomas, procure imediatamente um médico para confirmação do diagnóstico e início imediato do tratamento.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

Quem ama, sofre: 9 conflitos que todo bom relacionamento enfrenta

Um relacionamento duradouro passará por muitos desafios ao longo do tempo. Por isso, cabe ao…

27 minutos atrás

7 ideias de negócio que ninguém abriu ainda no Brasil

Todo mundo que pensa em empreender, busca fazer algo diferenciado, seja trabalhar de uma maneira…

48 minutos atrás

Tempo seco, cabelo oleoso: 10 truques de salão para se livrar do problema

O tempo seco chegou, mas oleosidade do cabelo não foi embora? Descubra quais são as…

2 horas atrás

8 profissões bem sucedidas para quem não quer fazer faculdade

No Brasil, fazer possuir o nível superior pode abrir inúmeras portas, tanto pela possibilidade de…

2 horas atrás

Adeus, tédio! Os filmes indianos que deixaram os de Hollywood comendo poeira

Bollywood é uma grande indústria de cinema, mas muitos brasileiros ainda precisam se render às…

3 horas atrás

9 usos do pó de café passado na sua casa que vão deixar os vizinhos curiosos

O pó de café pode ter usos realmente surpreendentes, mesmo se tratando da borra que…

5 horas atrás