Saiba o que causa Afta na língua e como tratar
A afta na língua é uma pequena lesão arredondada que surge na língua e causa muita dor e dificuldade para comer e falar
A afta na língua é uma pequena lesão arredondada que surge na língua e causa muita dor e dificuldade para comer e falar.
Embora as lesões podem ser pequenas e muito redondinhas ou ovais, com cerca de 1 cm de diâmetro. Qualquer pessoa pode ter pelo menos um ou dois episódios de aftas ao longo da vida. No entanto, algumas pessoas apresentam aftas com muita frequência, a cada 15 dias, durante cerca de 1 ano, o que pode ser preocupante. Neste caso, é hora de procurar um médico.
Sintomas
Lesão pequena, esbranquiçada, circular ou oval, rodeada por um “anel” vermelho.
- Dor intensa no local afetado;
- Aumento da sensibilidade;
- Dificuldade para falar e comer;
- Inchaço e vermelhidão;
- Coceira ou sensação de ardor.
Em algumas situações as pessoas podem sentir sensação de picadas ou ardor na área afetada antes de aparecer a afta propriamente dita.
Na maioria das vezes, a afta vai desaparecer espontaneamente entre 7 e 10 dias, não deixando cicatrizes. Mas fique atento, quando elas tiverem mais de 1 centímetro de diâmetro, pode demorar mais tempo para cicatrizar.
Nos casos em que a afta surgir de forma frequente, você deve investigar os motivos. Consulte um clínico geral ou estomatologista para verificar se podem estar relacionadas a alguma doença.
Leia também | Caxumba: Saiba como é transmitida e como tratar
Causas
Existem possíveis causas para aftas na língua:
- Mordida na língua;
- Consumo de alimentos cítricos como kiwi, abacaxi e limão;
- Carência de vitaminas;
- Infecções virais, especialmente herpes simplex e herpes zoster;
- Alergia a alimentos;
- Distúrbios hormonais;
- Hábito de fumar;
- Estresse;
- Doenças autoimunes.
Quando você está com o seu sistema imunológico enfraquecido, pode favorecer o aparecimento de aftas. Por exemplo, pessoas com AIDS ou câncer podem ter aftas com mais frequência.
O tratamento para afta na língua ajuda a aliviar os sintomas e estimula a cicatrização, diminuindo o tempo da afta. Isso pode envolver o uso de analgésicos, enxaguantes bucais e medidas para reduzir o estresse.
Comentários estão fechados.