Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Saiba quais são os 5 países mais antigos do mundo

Alguns países que ainda existem, contam parte da história de toda a evolução da humanidade, sendo importantes inclusive para o que vivemos

O Brasil é um país relativamente novo, no dia 22 de abril, comemorou apenas 524 anos. O que pode parecer muito quando pensamos em números absolutos, na verdade, não é nada, principalmente comparado aos países mais antigos do mundo.

Apesar de termos muita história em pouco tempo de existência, alguns países perduram há vários séculos, com diversas civilizações diferentes, mudanças culturais e uma história que conta parte da evolução da humanidade.

Alguns países são tão antigos que perseveraram a mudanças de línguas, costume, civilizações, guerras, que deixaram marcado grande parte do desenvolvimento da humanidade. E justamente por isso, decidimos contar quais são os 5 países mais antigos do mundo e entender quantos anos de história cada um deles possuí.

Mural antigo dentro do túmulo Ramsés IV

Países mais antigos do mundo

Se você está disposto a conhecer um pouco mais da história da humanidade, então conheça os 7 países que são os mais antigos do mundo e que, fizeram parte da evolução e impactaram em basicamente tudo que conhecemos nos dias de hoje.

1. Egito
2. Irã
3. Índia
4. Armênia
5. Iraque

Leia também | As 10 pessoas mais importantes da história da humanidade

1. Egito

A história do Egito é fascinante e remonta a mais de 5 mil anos atrás, sendo uma das nações mais antigas do mundo. O Egito fica localizado no nordeste da África, onde a antiga civilização egípcia prosperou ao longo das margens do Rio Nilo, deixando uma impressão extremamente duradoura na história humana.

A grandeza e a história do Egito é imortalizada nas pirâmides de Gizé, na misteriosa Esfinge, assim como nos incríveis templos de Luxor, que foram construídas por civilizações que viveram na Terra a milhares de anos atrás.

Vale lembrar que o Egito foi uma verdadeira potência cultural e de ciência no mundo toda, que perdurou da era dos faraós às conquistas dos gregos e romanos. Apesar da era dos faraós ter acabado há vários séculos atrás, o Egito ainda mantém um forte senso de identidade cultural e orgulho do seu antigo passado de vitórias e invasões.

2. Irã

O atual Irã um dia foi conhecido como Pérsia, que é uma das civilizações mais antigas do mundo, do qual sua existência ainda continua, com uma rica história de mais de 6 mil anos de vida.

O Irã fica no Oriente Médio e historicamente tem estado na encruzilhada de diversas culturas, civilizações e impérios. O Irã testemunhou a ascensão e queda de diversas dinastias que variaram do poderoso Império Aquemênida no século VI a.C. até a Era de Ouro Islâmica que durou entre os séculos IX ao XIII.

3. Índia

A Índia é outra das nações mais antigas do mundo, com históricas que remontam a mais de 5 mil anos atrás, sendo berço da civilização no subcontinente indiano. AO longo de séculos a Índia tem sido um grande caldeirão de culturas, ideologias e religiões.

O país fez grandes contribuições para os avanços da ciência, matemática e literatura, sendo creditada com o desenvolvimento do sistema decimal, a ideia do zero e a teoria da rotação da Terra em torno do seu próprio eixo.

4. Armênia

A Armênia tem mais de 3 mil anos de história, localizada no ponto de encontro entre a Europa e a Ásia, o país possuí uma longa história, com evidências de cidades antigas que datam do sexto milênio a.C., sugerindo que o país foi povoado desde a era neolítica.

O país enfrentou muitas dificuldades durante sua história, com invasões, vitórias e até mesmo genocídio. Inclusive, um dos piores períodos da história da Armênia é recente, e diz respeito ao Genocídio Armênio de 1915, realizado pelo Império Otomano, que levou milhares de vidas.

5. Iraque

O Iraque é conhecido como o “Berço da Civilização”, justamente por ser um dos países mais antigos do mundo, com mais de 5 mil anos de história. As civilizações antigas do Iraque foram muito importantes por estabelecerem a fundação para a cultura humana, criatividade e governança.

Os sumérios, acádios, babilônios e assírios estavam entre as civilizações mais antigas do mundo que prosperaram na Mesopotâmia, uma região entre rios. Esses povos pré-históricos criaram grandes e modernas cidades, comunicadas sofisticadas e avanços extremamente importante na escrita, matemática e direito.

Uma das cidades mais antigas da história é Uruk, que data do quarto milênio a.C. Enquanto isso, a Babilônia, uma antiga cidade famosa por jardins suspensos, prosperou como um centro de comércio de cultura.

Comentários estão fechados.