Saiba quando surgiu a tradição do bolo de aniversário
Toda criança e também os adultos amam uma festinha de aniversário. Claro, não pode faltar o tradicional bolo. Mas você sabe quando começou essa tradição?
Toda criança e também os adultos amam uma festinha de aniversário. Claro, não pode faltar o tradicional bolo. Mas você sabe quando começou essa tradição? Ao redor do mundo muitas pessoas seguem essa tradição. No texto a seguir, vamos fazer uma viagem no tempo para descobrir a origem dessa comemoração.
Você vai se surpreender quando souber de onde vem essa tradição! O bolo de aniversário remonta à Grécia Antiga. Lá, todo sexto dia de cada mês, os gregos realizavam uma celebração em honra à deusa Ártemis, considerada a matrona da fertilidade. Para a comemoração, eles preparavam um pão de mel com formato de lua e o adornavam com velas para celebrar. Não, você não está doido, leu certo, um pão de mel em formato de lua!
E as velas do bolo?
Nas festinhas de aniversário tem o bolo com as famosas velinhas que serão assopradas após a turma cantar o “Parabéns”. Na época dos deuses antigos, acreditava-se que a fumaça das velas levava as preces dos fiéis até o céu. Além disso, as velas protegiam o aniversariante de espíritos malignos e garantiam sua segurança para o próximo ano. Então, quando você assopra as velinhas, está seguindo uma tradição que atravessou séculos!
Leia também | Melhor escola estadual do Brasil fica no Ceará, veja o ranking
A música Parabéns
O famoso “Parabéns pra Você” não pode faltar em uma festinha de aniversário! Mas você sabe quem é o autor dessa melodia tão icônica?
A música “Parabéns pra Você” nos remonta ao final do século XIX. A melodia foi composta por Mildred J. Hill, uma educadora e pianista americana, lá em 1893. Ela e sua irmã, Patty Smith Hill, eram apaixonadas por música e decidiram criar canções infantis para serem cantadas nas escolas. Uma dessas composições foi chamada de “Good Morning to All” (ou “Bom Dia Para Todos”), destinada a ser entoada pelas crianças no início do dia escolar.
E a turminha cantava assim:
Good morning to you
Good morning to you
Good morning, dear children
Good morning to all
Logo a musiquinha ficou famosa nas salas de aula americanas. A musiquinha ganhou uma nova versão, graças a criatividade vinda dos alunos. A canção começou a ganhar novos versos. Dizem que a primeira frase a mudar foi a terceira, quando, ao invés de “good morning”, começaram a cantar “happy birthday dear” seguido do nome do aniversariante. Foi uma transformação gradual, feita por várias mãos, e não há uma data exata para quando o “Happy Birthday To You” ficou pronto como o conhecemos hoje.
Em 1930, a música tornou-se torna mundialmente conhecida, aparecendo até nas telas de cinema. Ela era tão popular que podia ser reconhecida pelo toque instrumental nos filmes “Stella Dallas” e “On The Avenue”, ambos lançados naquela década. E assim, o “Parabéns pra Você” conquistou seu lugar cativo em nossos corações e festas de aniversário ao redor do mundo!
Comentários estão fechados.