SAIU prazo máximo para atualizar antigo RG pelo novo modelo
Confira os prazos que os brasileiros terão para emitir o novo documento de identidade
É fundamental que todo cidadão brasileiro tenha seus documentos de identificação pessoais devidamente atualizados, não somente como uma exigência do governo, mas sim, para garantir também sua própria segurança, afinal, sempre que um documento é atualizado, um dos principais motivos para isso está na segurança da informação.
No caso do documento que recentemente passou por uma grande mudança temos o RG, que agora se chama Carteira de Identidade Nacional (CIN), ou como ficou conhecido, o novo RG digital dos brasileiros, devido a sua impressão que terá versão em papel e outra 100% digital.
No caso do novo RG é importante se atentar a atualização do documento, pois o mesmo passou por grandes mudanças e, inclusive esses números de identificação do seu documento vão deixar de valer, isso porque, o novo número de identificação do documento de identidade passou a ser o CPF.
Até quando posso usar a versão antiga do RG?
Apesar do novo documento de identidade já estar em vigor, nem todos os Estados estão emitindo o documento, isso porque diversos Estados estão no processo de adequação dos sistemas para emissão do novo documento.
Dessa forma, a partir de novembro todos os estados do país já estarão emitindo o novo RG e os cidadãos já poderão realizar a atualização do documento.
Todavia, é preciso esclarecer também que não é necessário ter pressa para a atualização do documento, isso porque o antigo RG terá validade até 2032, ou seja, os brasileiros terão tempo mais que suficiente para realizar a troca do documento sem qualquer correria e tumulto.
No caso, quem quiser tirar o novo RG poderá ir com calma, afinal além do grande tempo que todos teremos para atualizar o documento, somente alguns estados já estão emitindo a nova carteira de identidade.
Por enquanto, apenas quatro estados (Acre, Alagoas, Mato Grosso e Santa Catarina) estão totalmente preparados para emitir a CIN, a nova Carteira de Identificação Nacional.
O prazo de validade do novo documento de identidade será o seguinte:
- 5 anos de validade para crianças entre 0 e 12 anos;
- 10 anos de validade para pessoas entre 12 e 60 anos;
- Validade indeterminada para pessoas a partir dos 60 anos.
Quais informações serão exibidas no novo RG?
O novo documento de identidade dos brasileiros apresentarão as seguintes informações:
- Nome da pessoa e nome social (quando houver);
- CPF;
- Sexo;
- Data de nascimento;
- Nacionalidade ou naturalidade;
- Assinatura do titular (opcional em casos de analfabetismo, deficiência ou perda de função momentânea);
- Nomes da mãe e do pai (quando houver);
- Órgão expedidor, local e emissão;
- QR Code para validação eletrônica;
- Informações sobre tipo sanguíneo;
- Informações sobre doação de órgãos.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.