Chamadas

Salário agora pode ser penhorado? Veja o novo entendimento do STJ

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), recentemente, estabeleceu um novo entendimento com relação à penhora de salário, um assunto que mal explicado pode causar muitos conflitos de informação entre os brasileiros, e que precisa ser devidamente esclarecido.

Antes do novo entendimento do STJ, a penhora de salário de devedores que ganhavam menos de 50 salários mínimos por mês ou em caso de pensão alimentícia era proibida. Entretanto, a recente deliberação do Tribunal alterou esse entendimento.

Essa decisão tem impacto direto sobre a vida de trabalhadores e empresas, por isso é importante compreender em detalhes as mudanças ocorridas e suas implicações.

Contexto e Importância

A penhora de salário é uma medida prevista pela legislação que permite a retenção de parte do salário de um devedor para pagamento de dívidas. Essa prática, no entanto, deve respeitar limites legais, visando proteger a subsistência do trabalhador e de sua família.

Até então, existiam divergências sobre a possibilidade de penhora sobre salários, onde, para a maioria dos casos, os salários, vencimentos e pensões, exceto nos casos de dívida sobre o imóvel, eram impenhoráveis.

Entretanto, o STJ decidiu por modificar o entendimento da lei, estabelecendo assim um padrão que passa a considerar a impenhorabilidade como relativa, ou seja, o Tribunal defende que cada caso deve ser analisado individualmente.

O novo entendimento do STJ

O STJ, em sua decisão, fundamentou-se no entendimento de que a penhora do salário não deve ser completamente afastada nos casos em que há o inadimplemento de obrigações. Para o tribunal, agora será preciso avaliar individualmente cada caso, considerando a capacidade financeira do devedor e a razoabilidade da penhora com relação ao montante devido.

A interpretação e decisão do STJ, busca trazer maior equilíbrio entre o direito do credor de receber por aquilo que lhe é devido, assim como a necessidade de garantir condições existenciais para o devedor.

De um lado, os credores passam a ter maior segurança jurídica na busca pelo recebimento de seus créditos, uma vez que a possibilidade de penhora é ampliada. Por outro lado, os devedores devem estar cientes de que a penhora pode acontecer, desde que respeitando a sua dignidade e a de seus familiares.

Ricardo

Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país.

Postagens recentes

Estudo descobre que cães ficam estressados com choro humano

Quando falamos dos animais de estimação, parece que muitas vezes eles sentem nossas emoções, não…

10 minutos atrás

Quais são as cidades mais seguras do Brasil? Veja o top 10

O Brasil é um dos países mais inseguros do mundo. Um levantamento realizado pelo Instituto…

56 minutos atrás

Saiba quais são os 5 países mais antigos do mundo

O Brasil é um país relativamente novo, no dia 22 de abril, comemorou apenas 524…

5 horas atrás

Os melhores doramas românticos de 2024 para você assistir hoje

Se você é fã de doramas românticos como eu, sabe que cada ano traz uma…

5 horas atrás

Os 10 personagens mais fortes de One Piece

Como fã de One Piece, é emocionante pensar em todos os personagens poderosos que fazem…

5 horas atrás

Suécia está contratando brasileiros: Veja a lista de vagas

Assim como outros países da União Europeia, a Suécia também está enfrentando escassez de mão…

6 horas atrás