Desde o início do ano estamos escutando as informações de que o saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), pode acabar. Que o governo e o ministro do Trabalho e Emprego Luiz Marinho estão pensando em colocar um fim na modalidade.
De lá pra cá, a conversa continua a mesma, novas rodadas do saque-aniversário são pagas aos trabalhadores, e novamente o ministro do Trabalho se posiciona quanto a um possível fim no saque-aniversário do FGTS.
Nesse cenário, muitas pessoas se questionam se o saque de fato pode acabar, além de que, muitos trabalhadores ficam receosos de aderir à modalidade devido às informações de que o saque-aniversário pode acabar.
Se o saque-aniversário do FGTS vai acabar, isso, infelizmente até o momento não sabemos, mas que ele pode acabar, claro que ele pode. Tudo dependerá de como o ministro do Trabalho Luiz Marinho se posicionar, e claro se ele conseguirá apoio do governo.
Lembrando que inicialmente o ministro falava sobre colocar um fim ao saque-aniversário, hoje ele já argumenta sobre a possibilidade de revisar as regras da modalidade, ou seja, o saque pode continuar, mas com outras regras, que provavelmente não serão tão benéficas quando falamos de sacar dinheiro.
Neste mês de junho, deve ocorrer também a primeira reunião do Conselho Curador do Fundo de Garantia (CCFGTS), que conta com representantes do governo, dos trabalhadores e das empresas. Conselho esse que é responsável por gerir o programa.
A expectativa é que nessa primeira reunião o ministro possa apresentar suas ideias quanto ao saque-aniversário, onde, caso as ideias sejam validadas pelo Conselho Curador do FGTS, elas podem sim ser enviadas ao governo, para que possam ser aplicadas na modalidade.
Todavia, a possibilidade de um fim ou não do saque-aniversário, de mudanças de regras ainda é um cenário extremamente incerto, e só teremos novas perspectivas quando o ministro apresentar as ideias e que elas sejam compradas pelo Conselho e governo.
Contudo, aos trabalhadores que estão receosos quanto a aderir ou não a modalidade, podem aderir sem medo, entretanto, é recomendado aderir apenas no mês de aniversário, afinal caso surja alguma mudança antes, o trabalhador não sofrerá impactos com as mudanças.
O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…
Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…
Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…
Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…
Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem…
Atualmente acredite ou não existem mais de 7.139 línguas faladas em todo o mundo, só…