Chamadas

Saque-aniversário do FGTS vai mesmo acabar?

Desde o início do ano estamos escutando as informações de que o saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), pode acabar. Que o governo e o ministro do Trabalho e Emprego Luiz Marinho estão pensando em colocar um fim na modalidade.

De lá pra cá, a conversa continua a mesma, novas rodadas do saque-aniversário são pagas aos trabalhadores, e novamente o ministro do Trabalho se posiciona quanto a um possível fim no saque-aniversário do FGTS.

Nesse cenário, muitas pessoas se questionam se o saque de fato pode acabar, além de que, muitos trabalhadores ficam receosos de aderir à modalidade devido às informações de que o saque-aniversário pode acabar.

O saque-aniversário do FGTS vai acabar?

Se o saque-aniversário do FGTS vai acabar, isso, infelizmente até o momento não sabemos, mas que ele pode acabar, claro que ele pode. Tudo dependerá de como o ministro do Trabalho Luiz Marinho se posicionar, e claro se ele conseguirá apoio do governo.

Lembrando que inicialmente o ministro falava sobre colocar um fim ao saque-aniversário, hoje ele já argumenta sobre a possibilidade de revisar as regras da modalidade, ou seja, o saque pode continuar, mas com outras regras, que provavelmente não serão tão benéficas quando falamos de sacar dinheiro.

Neste mês de junho, deve ocorrer também a primeira reunião do Conselho Curador do Fundo de Garantia (CCFGTS), que conta com representantes do governo, dos trabalhadores e das empresas. Conselho esse que é responsável por gerir o programa.

A expectativa é que nessa primeira reunião o ministro possa apresentar suas ideias quanto ao saque-aniversário, onde, caso as ideias sejam validadas pelo Conselho Curador do FGTS, elas podem sim ser enviadas ao governo, para que possam ser aplicadas na modalidade.

Todavia, a possibilidade de um fim ou não do saque-aniversário, de mudanças de regras ainda é um cenário extremamente incerto, e só teremos novas perspectivas quando o ministro apresentar as ideias e que elas sejam compradas pelo Conselho e governo.

Contudo, aos trabalhadores que estão receosos quanto a aderir ou não a modalidade, podem aderir sem medo, entretanto, é recomendado aderir apenas no mês de aniversário, afinal caso surja alguma mudança antes, o trabalhador não sofrerá impactos com as mudanças.

Ricardo

Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país.

Postagens recentes

Salário mínimo: veja valor do aumento previsto para 2025

Os brasileiros já estão à espera do reajuste do salário mínimo, afinal, os preços da…

10 minutos atrás

‘A Franquia’, da HBO, satiriza super-heróis e faz humor com desgraças de Hollywood

Você tem tudo para gostar da série da HBO "A Franquia". Ela nos leva para…

2 horas atrás

10 Séries de terror, suspense e mistério para curtir no streaming

As séries de terror, suspense e mistério muitas vezes nos fazem roer as unhas de…

3 horas atrás

A palavra de poder para cada signo em outubro

Em outubro, os astros prometem movimentar a vida de todos os signos do zodíaco, e…

9 horas atrás

Multa vem aí! Quem fizer isso nas Eleições deve tomar cuidado

Faltar às eleições no Brasil pode ter mais consequências do que muitos imaginam. Para os…

10 horas atrás

CRAS abre inscrições para benefícios que somam mais de R$ 2 mil mensais

O Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) são dois dos principais programas…

10 horas atrás