Atualmente as pessoas estão mais ligadas no seu bem estar. Elas querem ficar longe de doenças. Mas essa preocupação nos leva a ouvir, ler e assistir vários assuntos sobre a saúde que acabamos ficando em dúvida. Com certeza, você já ouviu falar sobre aminoácidos! Mas já parou para saber para que eles realmente servem?
No texto a seguir, falaremos um pouco sobre esse mistério bioquímico e juntos vamos descobrir o que os aminoácidos têm a ver com a nossa saúde.
Aminoácidos são substâncias orgânicas que apresentam em sua constituição dois grupos funcionais diferentes: os não-essenciais e os essenciais. Eles são formados por carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e, às vezes, enxofre e fósforo.
Você sabia que existem 20 aminoácidos que compõem as proteínas em nosso corpo. Oito são considerados essenciais, ou seja, o nosso corpo não consegue produzi-los internamente e precisamos obtê-los através da alimentação ou suplementação.
Os essenciais incluem triptofano, valina, fenilalanina, treonina, lisina, isoleucina, leucina, metionina e a histidina (que recentemente foi reclassificada como essencial, especialmente para crianças).
Já os não essenciais são produzidos pelo nosso organismo e não precisam ser adquiridos externamente.
Os Aminoácidos são responsáveis pela formação das proteínas. Os diferentes aminoácidos se combinam de inúmeras formas para dar origem a milhares de proteínas
São responsáveis pela formação de músculos, tendões, unhas, cabelos e outros tecidos. Alguns aminoácidos atuam como transportadores de nutrientes e outras moléculas pelo corpo.
Enzimas e reações químicas: São proteínas que se ligam a substratos específicos e permitem a ocorrência de reações metabólicas por aceleração de suas velocidades. São componentes-chave de enzimas, que catalisam reações químicas vitais.
Regulação hormonal: Alguns aminoácidos estão envolvidos na síntese de hormônios e neurotransmissores.
Leia também | Conheça os 5 benefícios de viajar para a saúde, segundo a ciência
Você vai encontrar os Aminoácidos em alguns alimentos como carnes, aves, peixes, laticínios, ovos, sementes de abóbora e gergelim. Você também pode recorrer a suplementos para garantir uma ingestão adequada.
Então você já sabe, ao saborear um suculento bife ou um punhado de amêndoas, vai estar fornecendo Aminoácidos ao seu corpo.
Você também pode encontrá-los em frutas como banana, abacaxi, abacate e ameixa. São as frutas com mais triptofano, aminoácido essencial que promove a liberação de serotonina.
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…