O empréstimo consignado é considerado hoje a melhor alternativa para quem busca a contratação de um empréstimo pessoal. Afinal, como existe o desconto da parcela diretamente na folha, não há riscos de inadimplência, o que garante aos segurados do INSS, excelentes opções de juros e parcelamento.
Entretanto, mesmo sendo um excelente benefício para os aposentados e pensionistas do INSS, o consignado acaba gerando muitas dúvidas por parte dos segurados que não sabem exatamente quais as taxas de juros são ofertadas e demais informações quanto ao consignado.
Dessa maneira, na semana passada, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), publicou uma resolução no Diário Oficial da União, recomendando que as instituições financeiras informem, através do Meu INSS, as taxas de juros e demais informações sobre o empréstimo consignado contratado pelo segurado.
A recomendação em questão foi assinada por Carlos Lupi, Ministro da Previdência Social. De modo a alterar a Instrução Normativa PRES/INSS de novembro de 2022. Dessa forma, as financeiras vão disponibilizar as informações ao INSS acerca da operação de crédito realizada pelos segurados.
A margem consignável nada mais é do que um percentual máximo de renda que o aposentado ou pensionista pode comprometer de sua renda para a contratação de empréstimo consignado, incluindo também o cartão de crédito consignado e o cartão consignado de benefício.
A margem que os segurados podem comprometer com consignado é de 45%, que é dividida da seguinte maneira:
Leia também: Existe limite de idade para realizar a contratação de um empréstimo consignado?
Antes do segurado contratar o crédito consignado é importante conhecer quais são as vantagens e desvantagens de cada uma delas. Vamos conferir a seguir:
Vantagens do crédito consignado:
Desvantagens do crédito consignado:
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…