Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Seis maneiras de encontrar qual é o seu propósito na vida

Você é uma pessoa que ainda não encontrou o propósito da sua vida? Alguns exercícios podem te ajudar a encontrar sua verdadeira paixão

Muitas pessoas das quais conhecemos parecem ter um profundo senso de propósito. Seja relacionado a ensinar crianças a ler, criar algum tipo de arte inspiradora, ter ideias de negócios absolutamente incríveis, essas pessoas conseguem combinar seus talentos e paixões para encontrarem significado em suas vidas.

No entanto, tantas outras pessoas se encontram um cenário oposto, se perguntando do que realmente gostam, quais são suas verdadeiras paixões, o que consequentemente acaba gerando episódios de insatisfação ao longo da vida.

Para quem não sabe qual é o seu propósito, o que fazer? Será que isso é algo que vamos desenvolver naturalmente em algum momento da vida, ou existem maneiras que podemos seguir para encontrar qual é o nosso propósito de vida?

Segundo a pesquisadora da Claremont Graduate University na Califórnia, Kendall Bronk, ambos os questionamentos estão corretos. Isso porque as pessoas podem encontrar um senso de propósito organicamente, ou ainda, através de exercícios deliberados e autorreflexão.

Encontrar seu propósito claramente pode ser um avanço significativo em sua vida, mas para isso é preciso de ferramentas certas. Se você busca compreender quais são os seus, aqui vão seis recomendações baseada em uma pesquisa de Kendall.

Leia também | 7 maneiras de demonstrar confiança mesmo sem estar confiante

1. Identifique o que realmente lhe interessa

Encontrar um propósito está fundamentalmente ligado à aplicação de suas habilidades para contribuir para um bem maior de uma maneira que tenha significado pessoal. Identificar suas paixões e interesses representa um passo inicial nesse processo.

No Desafio de Propósito do Bem Maior, conduzido pela pesquisadora Kendall Bronk e sua equipe, os alunos foram desafiados a pensar no mundo ao seu redor, visualizando as mudanças que gostariam de ver. Essa reflexão, inspirada em uma varinha mágica imaginária, serviu como base para a consideração de medidas práticas que poderiam ser tomadas para aproximar o mundo de um ideal pessoal.

Em vez de imaginar um mundo futuro, as pessoas devem incentivar a reflexão sobre suas habilidades, experiências e preocupações comunitárias. Ao ponderar sobre o que são bons, quais habilidades podem ser usadas em prol de uma causa e o que os preocupa em sua comunidade, as pessoas podem explorar maneiras de aplicar suas competências e interesses para contribuir significativamente.

2. Reflita sobre o que é mais importante

Às vezes, pode ser desafiador definir as prioridades mais importantes em meio a um amplo círculo de cuidados e preocupações. Identificar o que você mais valoriza é parte vital para focar seu propósito de vida em algo gerenciável e verdadeiramente significativo para você.

Priorizar valores também é algo que deve ser considerado no processo de encontrar seu propósito. Ao observar os valores comuns e classificá-los por importância, as pessoas podem esclarecer suas prioridades. Tendo mais clareza sobre seus valores profundos, é possível fazer perguntas cruciais sobre como esses valores refletem quem você é, influenciam sua vida diária e se relacionam com seus objetivos a longo prazo.

3. Reconheça seus talentos e pontos fortes

Cada um de nós carrega consigo uma bagagem única de habilidades e pontos fortes desenvolvidos ao longo da vida, moldando nossas personalidades de maneira única. No entanto, pode haver momentos em que não temos total consciência do que realmente temos a oferecer.

Uma dica muito legal nesses casos é pedir a opinião de pessoas próximas, como professores, amigos, familiares ou mentores de sua confiança para ajudá-lo a entender seus talentos e pontos fortes. Para ter essa resposta, no estudo conduzido pela pesquisadora Kendall Bronk, os entrevistados foram encorajados a questionar cinco pessoas sobre suas habilidades e contribuições únicas, gerando uma troca de informações valiosa.

4. Imagine o seu melhor possível

Esse é um passo que te ajuda a visualizar seu futuro ideal. No desenvolvimento da pesquisa, os alunos estudados foram incentivados a imaginar-se aos 50 anos, refletindo sobre suas atividades, valores e impacto no mundo. Respondendo a perguntas sobre o que estão fazendo, o que é significativo para eles e o porquê, os participantes puderam explorar suas aspirações mais profundas.

Para aqueles os mais experientes, a reflexão sobre o que sempre desejaram fazer, mas talvez não puderam devido a outras responsabilidades, pode ser uma abordagem super interessante. Olhar para o que realmente se deseja para si e para o mundo pode direcionar a atenção para pessoas e experiências que podem contribuir para a realização desses objetivos.

5. Cultive emoções positivas

Cultivar emoções positivas, como gratidão e admiração, desempenha um papel super importante na busca pelo propósito. Estas emoções estão fundamentalmente ligadas ao bem-estar, à consideração pelos outros e à descoberta do significado da vida.

O estudo de Bronk com jovens adultos revelou que praticar a gratidão orienta muitos em direção a um propósito, incentivando-os a retribuir e contribuir de maneira significativa para o mundo.

Diversas práticas, como manter um diário de gratidão, escrever cartas de agradecimento ou contemplar momentos inspiradores, podem cultivar essas emoções positivas. O benefício adicional é que o bem-estar emocional resultante pode proporcionar a energia e a motivação necessárias para alcançar metas intencionais.

6. Inspire-se em pessoas que você admira

Às vezes, as pessoas que admiramos oferecem pistas sobre como podemos contribuir para um mundo melhor. No entanto, é importante não se sentir intimidado por exemplos grandiosos; pessoas comuns que realizam pequenos atos de bondade também podem ser fontes de inspiração significativas.

O caminho para cumprir um propósito na vida não exige fama, mas sim o olhar atento para a bússola interior, dando pequenos passos em direção ao que é mais importante para cada um. Não é porque não é importante para uma pessoa que não será extremamente importante para você.

Comentários estão fechados.