Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Será que você precisa mesmo dormir oito horas por noite?

A necessidade de sono varia de pessoa para pessoa e pode ser influenciada por diversos fatores

Você sempre ouviu falar que para ter uma boa qualidade de vida é preciso dormir oito horas por noite. A recomendação generalizada é de que se deve dormir oito horas por noite, mas será que isso é mesmo necessário para todos? A necessidade de sono varia de pessoa para pessoa e pode ser influenciada por diversos fatores como idade, genética, estilo de vida e até mesmo a estação do ano.

Tem pessoas que às vezes não conseguem dormir oito horas por noite. Será que ela está deixando de ter uma vida saudável? Neste texto, vamos saber melhor quais são realmente os benefícios de uma boa noite de sono. 

Geralmente, os especialistas costumam orientar as pessoas adultas a dormir entre 7 e 9 horas por noite. No entanto, essa é apenas uma média. Isso porque, você vai encontrar pessoas que se sentem bem descansadas com menos horas de sono, enquanto outras podem precisar de mais.

Por que 8 horas é um número mágico?

Na verdade, essa ideia de dormir horas por noite surgiu após alguns estudos e pesquisas, que apontam que a maioria dos adultos se sente mais alerta, produtiva e com melhor saúde mental quando dormem cerca de 8 horas por noite.

Nosso corpo, durante o sono, realiza diversas funções importantes, como a reparação de tecidos, o fortalecimento do sistema imunológico e a consolidação da memória.

Dormir pouco pode afetar a saúde?

Dormir menos do que o recomendado pode levar a diversos problemas de saúde, como:

O cansaço crônico pode afetar o desempenho em diversas áreas da vida, como trabalho, estudos e relacionamentos. A falta de sono pode prejudicar a capacidade de concentração e a memória.

Diversos estudos associam a falta de sono a um maior risco de doenças crônicas, como diabetes, doenças cardíacas e obesidade. Dormir pouco pode levar a irritabilidade, ansiedade e depressão.

No entanto, dormir além do normal também pode ser um problema de saúde. O sono excessivo pode estar relacionado a:

  • Depressão: Pessoas com depressão tendem a dormir mais do que o normal.
  • Problemas de saúde: Algumas doenças, como a apneia do sono, podem causar sonolência excessiva durante o dia.

Para saber se você está dormindo o suficiente, observe os seguintes sinais:

Você acorda sentindo-se descansado?

Você tem dificuldade para dormir ou para acordar?

Você sente sono durante o dia?

Você tem dificuldade para se concentrar?

Você está irritado ou ansioso?

Leia Também | O café pode te ajudar a prevenir diabetes e doenças cardiovasculares?

Dica para ter uma boa noite de sono

Procure criar uma rotina relaxante antes de dormir, evite cafeína e álcool antes de dormir e durma em um ambiente escuro, silencioso e fresco.

Evite alimentos ricos em açúcar que podem causar picos e quedas nos níveis de açúcar no sangue, levando a despertares noturnos.

Alimentos gordurosos demoram mais para serem digeridos, o que pode causar desconforto e azia durante a noite.

Comentários estão fechados.