Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Setembro Amarelo e a saúde mental dos trabalhadores

Setembro Amarelo é uma campanha criada para a conscientização e prevenção do suicídio. O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo

Setembro Amarelo é uma campanha criada para a conscientização e prevenção do suicídio. O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade.

Essa campanha também tem uma extrema importância no mundo do trabalho. Durante este mês, a ação terá como objetivo romper o silêncio que muitas vezes envolve o tema do suicídio, promovendo diálogos abertos sobre saúde mental e incentivando as pessoas a buscarem ajuda quando necessário.

Lembrando que o Setembro Amarelo não tem foco só nos trabalhadores, porém, o ambiente de trabalho ganha especial relevância. Muitas vezes a pressão por resultados, jornadas excessivas e a falta de reconhecimento são fatores que contribuem para o esgotamento mental. Isso pode levar o trabalhador a ter transtornos como depressão, ansiedade e, em casos extremos, ao suicídio. É neste campo, que as empresas precisam promover um ambiente seguro e valorizando a saúde mental de seus colaboradores.

Trabalho e cuidados com a saúde mental dos trabalhadores

Você que sai todo dia para trabalhar, precisa ter em mente que o importante não é só o salário que vai receber. Você precisa pensar em seu crescimento profissional, construir objetivos e a realização deles. 

Através do trabalho, desenvolvemos habilidades, adquirimos conhecimentos e enfrentamos desafios que nos impulsionam a evoluir continuamente. Além disso, trabalhar é também criar e transformar a nossa própria história.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), em 2019, foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar as subnotificações. O número no Brasil chega aproximadamente a 14 mil casos por ano, ou seja, a cada dia, em média 38 pessoas tiram a própria vida. 

Segundo a Previdência Social, a terceira maior causa de solicitação para afastamento do trabalho, está relacionada aos transtornos mentais. 

O dia 10 de setembro é a data oficial do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas o tema deve ser tratado durante todo o ano. Segundo dados oficiais, o Setembro Amarelo é a maior campanha antiestigma do mundo. Em 2024, o lema é “Se precisar, peça ajuda!” 

A campanha nos lembra da importância de cuidar da saúde mental e de criar ambientes de trabalho que apoiem e protejam os trabalhadores. Ao assumirmos esse compromisso, contribuímos para um futuro onde a saúde mental seja prioridade e o suicídio se torne uma realidade cada vez mais distante. 

Leia também | Comédia romântica de 2003 é um dos filmes mais assistidos da Netflix

Peça ajuda

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail, chat e voip 24 horas todos os dias.

A ligação para o CVV em parceria com o SUS, por meio do número 188, são gratuitas a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular.

Também é possível acessar www.cvv.org.br para chat, Skype, e-mail e mais informações sobre ligação gratuita.

Comentários estão fechados.