O mundo anda tão evoluído que até os pets vão ter o seu documento de Registro Geral (RG). A partir de 2025, nossos companheiros de quatro patas terão um documento de identificação oficial: o RG Pet.
A partir de 2025, nossos companheiros de quatro patas terão um documento de identificação oficial: o RG Pet. Cães e gatos no Brasil ganharão uma carteira de identidade nacional gratuita. O documento será digital e trará informações essenciais sobre os pets, seus tutores e o histórico de saúde dos animais.
O objetivo dessa medida é combater maus-tratos, controlar doenças e organizar informações essenciais. Cada pet terá um número de registro individual e intransferível, facilitando a identificação em caso de perda ou roubo.
O RG Pet vai facilitar a vida dos tutores e também dos amiguinhos de quatro patas. Agora será mais fácil transportar seu pet para outros lugares. Também o documento possibilitará o controle de doenças. O cadastro ajudará a monitorar a saúde dos animais e a prevenir a disseminação de doenças.
A identificação também vai impedir que as pessoas que adotarem o pet, mais tarde o abandonem. O documento possibilitará o rastreamento e a identificação dos tutores.
O RG Pet pode incentivar a adoção responsável, pois os novos tutores terão acesso ao histórico de saúde do animal.
Leia também | MEC acaba de divulgar data para inscrições do Sisu 2025
O RG para os pets será emitido por meio do Cadastro Nacional de Animais Domésticos, disponível gratuitamente na plataforma gov.br. Neste caso, o tutor precisará acessar o sistema com sua conta gov.br e preencher os dados pessoais, além de inserir as informações sobre o animal.
De acordo com o governo, o cadastro será inclusivo e alcançará todos os donos de animais, independentemente de sua condição socioeconômica.
O tutor não é obrigado a decidir pelo uso do microchips. Mas as pessoas serão incentivadas a usar a tecnologia. O microchip armazena dados importantes, como histórico de saúde e informações do tutor, e é uma tecnologia eficiente para identificar animais.
Segundo o governo, o Brasil tem 80 milhões de cães e gatos, a criação de um cadastro nacional representa um grande passo na organização e proteção dessa população.
No Brasil, é muito comum encontrarmos pessoas com nomes peculiares, quem nunca viu uma matéria…
O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…
Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…
Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…
Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…
Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem…