Seu pet terá um RG próprio a partir de 2025 / Imagem freepik
O mundo anda tão evoluído que até os pets vão ter o seu documento de Registro Geral (RG). A partir de 2025, nossos companheiros de quatro patas terão um documento de identificação oficial: o RG Pet.
A partir de 2025, nossos companheiros de quatro patas terão um documento de identificação oficial: o RG Pet. Cães e gatos no Brasil ganharão uma carteira de identidade nacional gratuita. O documento será digital e trará informações essenciais sobre os pets, seus tutores e o histórico de saúde dos animais.
O objetivo dessa medida é combater maus-tratos, controlar doenças e organizar informações essenciais. Cada pet terá um número de registro individual e intransferível, facilitando a identificação em caso de perda ou roubo.
O RG Pet vai facilitar a vida dos tutores e também dos amiguinhos de quatro patas. Agora será mais fácil transportar seu pet para outros lugares. Também o documento possibilitará o controle de doenças. O cadastro ajudará a monitorar a saúde dos animais e a prevenir a disseminação de doenças.
A identificação também vai impedir que as pessoas que adotarem o pet, mais tarde o abandonem. O documento possibilitará o rastreamento e a identificação dos tutores.
O RG Pet pode incentivar a adoção responsável, pois os novos tutores terão acesso ao histórico de saúde do animal.
Leia também | MEC acaba de divulgar data para inscrições do Sisu 2025
O RG para os pets será emitido por meio do Cadastro Nacional de Animais Domésticos, disponível gratuitamente na plataforma gov.br. Neste caso, o tutor precisará acessar o sistema com sua conta gov.br e preencher os dados pessoais, além de inserir as informações sobre o animal.
De acordo com o governo, o cadastro será inclusivo e alcançará todos os donos de animais, independentemente de sua condição socioeconômica.
O tutor não é obrigado a decidir pelo uso do microchips. Mas as pessoas serão incentivadas a usar a tecnologia. O microchip armazena dados importantes, como histórico de saúde e informações do tutor, e é uma tecnologia eficiente para identificar animais.
Segundo o governo, o Brasil tem 80 milhões de cães e gatos, a criação de um cadastro nacional representa um grande passo na organização e proteção dessa população.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…