Sexta-feira 13: quem tem medo desta data?
Existem várias teorias em torno da sexta-feira 13. Existem pessoas que gostam da data para maratonar filmes de terror. Mas tem também aquelas pessoas mais supersticiosas que preferem mudar suas rotinas para evitar o mau agouro
Tem gente que logo sente arrepios pelo corpo só de saber que no mês vai haver uma sexta-feira 13. Outubro, mês do Dia das Bruxas, os supersticiosos de plantão vão roer as unhas de medo. Pois, vai ter uma sexta-feira 13!
Muito se fala dessa data tão temida pelas pessoas. Dizem por aí, que a pessoa pode ter azar na sexta-feira 13. O número 13 causa tanto temor, que muitos prédios nos Estados Unidos pulam do 12º andar para o 14º, ou seja, eles não colocam o número 13 no andar.
Existem várias teorias em torno da sexta-feira 13. Existem pessoas que gostam da data para maratonar filmes de terror. Mas tem também aquelas pessoas mais supersticiosas que preferem mudar suas rotinas para evitar o mau agouro.
O termo que define o medo da sexta-feira 13 é ‘parascavedecatriafóbico’. Esse termo vem da união das palavras gregas “paraskevi” (sexta-feira), “dekastreis” (treze) e “phobia” (medo). A palavra é considerada uma variação do termo “triscadecafobia”, ou “fobia do número 13”.
A superstição em relação a data está ligada ao empresário e financista americano Thomas W. Lawson, que escreveu o romance “Friday, The Thirteenth” (Sexta-feira, 13, em inglês), que conta a terrível história de um corretor de Wall Street que manipula o valor de ações para deixar seus inimigos na miséria.
Outra associação ao número 13 está no fato que um dia antes da crucificação, Jesus realizou um banquete com os 12 apóstolos, totalizando 13 pessoas presentes, e foi crucificado na sexta-feira. Ele acabou sendo traído por Judas Iscariotes. Na Bíblia Sagrada, o fim do mundo começa no 13º capítulo do Apocalipse.
Leia também | 8 benefícios de chorar para a saúde
Curiosidades sobre o dia 13
Você sabia que existem países que também sentem pavor com o dia 13? Na Grécia e nos países de língua espanhola, por exemplo, a terça-feira 13 é considerada um dia de má sorte. Porém, a Itália foge a regra da maioria. Para os italianos o dia do azar é 17, número associado à morte.
Segundo os supersticiosos, quebrar um espelho na sexta-feira 13 pode atrair 7 anos de azar. Além disso, olhar em um espelho quebrado também pode representar má sorte. Acredita-se ainda que a morte poderia ser vista no reflexo do espelho.
Não desça da cama na sexta-feira, colocando o pé esquerdo primeiro no chão. Segundo os supersticiosos de plantão, nesse dia, é melhor descer da cama com o pé direito. Eles também dizem que você ao acordar, no dia 13, deve calçar primeiro o sapato do pé direito e entrar nos lugares pisando primeiro com o pé direito.
Se você tem medo da sexta-feira 13, saiba que não está sozinho. Cerca de 60 milhões de pessoas no mundo mudam suas rotinas para evitar o mau agouro neste dia.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.