Sinal oculto nos dedos pode revelar câncer de pulmão; veja
A condição conhecida como baqueteamento digital pode ser um importante indicador de casos iniciais de câncer de pulmão, bem como de outras doenças.
Segundo estimativa de 2023, o câncer de pulmão é o terceiro mais comum entre os homens e o quarto em mulheres no Brasil. Em mortalidade é o primeiro entre os homens e o segundo entre as mulheres segundo estimativas que apontou incidência de 2,2 milhões de casos novos, sendo 1,4 milhão em homens e 770 mil em mulheres.
Felizmente, a ciência está avançando na busca por novas formas de identificar o tumor de maneira mais rápida. Uma dessas abordagens é o baqueteamento digital, uma condição que provoca o arredondamento da ponta dos dedos e o alargamento, curvatura para baixo e amolecimento das unhas.
Baqueteamento digital
Conforme a Cancer Research, mais de 35% das pessoas com câncer de pulmão de células não pequenas apresentam baqueteamento digital. Essa condição foi descrita há cerca de 2.400 anos por Hipócrates, sendo chamada de hipocratismo digital, associada a doenças pulmonares incapacitantes, como provavelmente o enfisema pulmonar.
Desde então, o baqueteamento digital tem sido associado a diversas doenças, tais como DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), cirrose hepática, cardiopatias congênitas cianóticas, neoplasias malignas pulmonares, doenças inflamatórias intestinais, entre outras.
Leia também | 5 hábitos que você deve evitar para diminuir o risco de câncer
Como identificar este sinal?
Para identificar o baqueteamento digital, pode-se realizar um teste conhecido como janela de Schamroth. Esse procedimento consiste em pressionar as unhas do polegar ou indicador juntas e verificar se há uma pequena abertura em forma de diamante entre elas.
Em uma condição normal, geralmente é possível visualizar esse espaço entre os leitos ungueais e as unhas dos dois dedos. No entanto, no caso do baqueteamento digital, esse espaço desaparece, e os dedos ficam totalmente encostados, sem formar a janela característica.
Este teste é uma ferramenta útil para identificar a presença do baqueteamento digital, que pode estar associado a diversas doenças, como mencionado anteriormente. Se essa condição for observada, é importante procurar avaliação médica para investigar possíveis causas e realizar exames complementares, se necessário.
É importante ressaltar que nem sempre o baqueteamento digital está relacionado a alguma doença específica. Essa característica pode ocorrer devido a alterações genéticas e, muitas vezes, é comum manifestar-se durante a infância ou adolescência em famílias com histórico dessa condição.
Portanto, é fundamental estar atento a outros sintomas que podem estar associados ao câncer de pulmão, tais como tosse persistente, escarro com sangue e dor no peito. Caso algum desses sinais seja percebido, é imprescindível buscar orientação médica para uma avaliação adequada.
Somente um profissional de saúde poderá realizar os exames necessários e fornecer um diagnóstico preciso, garantindo assim o cuidado e tratamento adequados, se necessário.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.