Chamadas

Situações em que sua aposentadoria ou auxílio podem ser suspensos pelo INSS

Muitos dos brasileiros segurados do Instituto Nacional do Seguro Social estão recebendo benefícios previdenciários e muitos têm medo da suspensão ou cancelamento do seu abono.

Por isso é importante que você esteja devidamente regularizado junto ao INSS para garantir o recebimento do seu benefício.

Situações que geram o bloqueio do seu benefício

Para que você evite esse bloqueio vamos te contar 5 situações onde o INSS pode cancelar ou bloquear seu benefício, confira.

Benefício concedido com erros: para evitar que benefícios sejam pagos erroneamente o INSS tem um programa permanente de revisão na hora de conceder seus benefícios, o objetivo é apurar possíveis erros. O Instituto realiza anualmente sua revisão buscando irregularidades. 

Não realizar a perícia médica do INSS: aquele que recebe a aposentadoria por invalidez pode ser convocado pelo Instituto a realizar a perícia médica visando confirmar sua situação de incapacidade, essa situação é também conhecida como pente fino nos benefícios por incapacidade, e acontece tanto no caso da aposentadoria por invalidez quando no recebimento do auxílio-doença


Não realizar a prova de vida: para continuar recebendo o benefício do INSS é necessário realizar a comprovação de que o segurado se encontra vivo, este é um procedimento obrigatório para todos os segurados do INSS que recebem o pagamento por conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético

Se negar a fazer o processo de reabilitação profissional do INSS: a reabilitação profissional é um serviço do próprio INSS cujo objetivo é proporcionar a readaptação profissional aos aposentados por invalidez para poderem retornar ao mercado de trabalho posteriormente. O processo de reabilitação profissional ocorre quando o INSS constata que as pessoas que se aposentaram por invalidez poderão voltar a trabalhar no futuro. Por isso, o instituto proporciona às pessoas um meio de se reeducarem laboralmente. Caso o segurado se recuse a aceitar o procedimento, os benefícios ficarão suspensos até a execução.

Prisão do segurado: o Decreto 10.410/2020 estabelece que o beneficiário do auxílio-doença tenha seu benefício suspenso imediatamente após ser preso, contudo, assim que o mesmo for solto, o benefício volta a ser pago ao segurado.

Vanessa

Publicitária com experiência em veículos de comunicação, é responsável por conteúdos, gerência, parcerias e mídias sociais.

Postagens recentes

Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 6 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas da Mega-Sena concurso 2776 realizado na noite desta quinta-feira (19),…

2 horas atrás

Detetive Alex Cross: Conheça a nova série do Prime Video

O Prime Video divulgou fotos da nova série Detetive Alex Cross, uma trama de suspense…

3 horas atrás

Crunchyroll anuncia os novos animes que vão estrear nos próximos dias

Se você é um grande fã de animes, está sempre ligado no emocionante universo dos…

5 horas atrás

Os 6 países mais frios do mundo

A temperatura no mundo pode ser bastante diferente, dependendo do local, enquanto existem países extremamente…

5 horas atrás

Tudo Bem Não Ser Normal: Esse k-drama romântico vai conquistar o seu coração

Muitas pessoas costumam dizer que o amor cura tudo. Muitas vezes nossos dramas pessoais podem…

6 horas atrás

Enem: Conheça a nota de corte dos 5 cursos mais procurados

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, está se aproximando, as provas acontecem…

6 horas atrás