Chamadas

Situações em que sua aposentadoria ou auxílio podem ser suspensos pelo INSS

Muitos dos brasileiros segurados do Instituto Nacional do Seguro Social estão recebendo benefícios previdenciários e muitos têm medo da suspensão ou cancelamento do seu abono.

Por isso é importante que você esteja devidamente regularizado junto ao INSS para garantir o recebimento do seu benefício.

Situações que geram o bloqueio do seu benefício

Para que você evite esse bloqueio vamos te contar 5 situações onde o INSS pode cancelar ou bloquear seu benefício, confira.

Benefício concedido com erros: para evitar que benefícios sejam pagos erroneamente o INSS tem um programa permanente de revisão na hora de conceder seus benefícios, o objetivo é apurar possíveis erros. O Instituto realiza anualmente sua revisão buscando irregularidades. 

Não realizar a perícia médica do INSS: aquele que recebe a aposentadoria por invalidez pode ser convocado pelo Instituto a realizar a perícia médica visando confirmar sua situação de incapacidade, essa situação é também conhecida como pente fino nos benefícios por incapacidade, e acontece tanto no caso da aposentadoria por invalidez quando no recebimento do auxílio-doença


Não realizar a prova de vida: para continuar recebendo o benefício do INSS é necessário realizar a comprovação de que o segurado se encontra vivo, este é um procedimento obrigatório para todos os segurados do INSS que recebem o pagamento por conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético

Se negar a fazer o processo de reabilitação profissional do INSS: a reabilitação profissional é um serviço do próprio INSS cujo objetivo é proporcionar a readaptação profissional aos aposentados por invalidez para poderem retornar ao mercado de trabalho posteriormente. O processo de reabilitação profissional ocorre quando o INSS constata que as pessoas que se aposentaram por invalidez poderão voltar a trabalhar no futuro. Por isso, o instituto proporciona às pessoas um meio de se reeducarem laboralmente. Caso o segurado se recuse a aceitar o procedimento, os benefícios ficarão suspensos até a execução.

Prisão do segurado: o Decreto 10.410/2020 estabelece que o beneficiário do auxílio-doença tenha seu benefício suspenso imediatamente após ser preso, contudo, assim que o mesmo for solto, o benefício volta a ser pago ao segurado.

Vanessa

Publicitária com experiência em veículos de comunicação, é responsável por conteúdos, gerência, parcerias e mídias sociais.

Postagens recentes

Tomar banho a noite pode melhorar sua qualidade de sono

Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…

11 horas atrás

INPP abre inscrições para concurso com salários acima de R$ 13 mil

O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu  inscrições para o novo concurso. São…

13 horas atrás

Pesquisa revela a grande vantagem de fazer uma lista de tarefas à noite

Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…

15 horas atrás

Arco-íris, pé-de-moleque e outras 7 palavras que você não conhece o plural

Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…

16 horas atrás

Prazo limite! Cursos gratuitos de tecnologia da Microsoft abrem inscrições

Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…

16 horas atrás

Bill Gates bate o martelo e revela carreiras protegidas da IA

Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…

16 horas atrás