Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Solteiro e Deprimido? A Ciência  pode ter a resposta

Estudos têm destacado a relação entre o estado civil e a saúde mental, sugerindo que pessoas solteiras podem ter um risco maior de ter depressão

Vários estudos têm destacado a relação entre o estado civil e a saúde mental, sugerindo que pessoas solteiras podem ter um risco maior de desenvolver depressão em comparação com aquelas em relacionamentos. 

Mas será que estar solteiro pode levar uma pessoa a ficar deprimida? Não ter alguém ou não estar casado pode mexer com a saúde mental? No texto a seguir vamos conhecer as evidências científicas por trás dessa relação. 

Para muita gente, estar em um relacionamento amoroso torna uma pessoa mais feliz do que aquela que está sozinha. Desde que o mundo é mundo, existe a certeza de que a vida é melhor quando estamos em casal. Neste ano, cientistas publicaram um estudo que relata que pessoas sozinhas podem realmente estar mais propensas a ficarem deprimidas.

Leia também | Black Friday 2024: 5 dicas para não cair em golpes

Por que isso acontece?

Muitas pessoas solteiras acreditam que sua vida poderia ser melhor se estivesse casada ou vivendo um relacionamento amoroso. Para elas, mudar o status de relacionamento poderia resolver todos os seus problemas.

Relações próximas e duradouras, como as encontradas em um casamento, podem fornecer um sistema de apoio emocional crucial, ajudando a lidar com o estresse e a adversidade. Solteiros, por outro lado, podem sentir-se mais isolados e menos apoiados.

O estudo feito em 2024, sugere que pessoas solteiras têm quase 80% mais probabilidade de desenvolver depressão. Para chegar a essa conclusão, foram analisadas mais de 100.00 pessoas durante 18 anos. Os participantes do estudo estavam localizados em vários países, incluindo Reino Unido, Estados Unidos, México, Irlanda, Coreia do Sul, China e Indonésia.

Os cientistas descobriram que a pessoa solteira corre um risco de ficar deprimida. No geral, ser solteiro está associado a um risco 79% maior de apresentar sintomas de depressão, em comparação com aqueles que são casados. Já as pessoas divorciadas ou separadas tinham um risco 99% maior de depressão, enquanto aquelas que eram viúvas tinham um risco 64% maior.

O lugar onde se vive também pode ser responsável pela saúde mental de quem é solteiro. De acordo com a pesquisa, pessoas que vivem em países ocidentais correm maior risco de apresentar sintomas depressivos do que indivíduos com o mesmo status de relacionamento em países do Oriente.

Porém, não se pode generalizar. Devemos lembrar que  a depressão é uma condição complexa e pode ser influenciada por muitos fatores, incluindo genética, ambiente e experiências de vida pessoais. 

Nem sempre quem está em um relacionamento vai estar automaticamente feliz. Também muitas pessoas solteiras levam vidas satisfatórias e felizes.

Comentários estão fechados.