Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Suíça está contratando brasileiros: salários são de R$ 39 mil

De acordo com a Autoridade de Trabalho Europeia, a Suíça enfrenta a escassez de mão de obra em diversos setores importantes do país

Boas notícias para trabalhadores brasileiros qualificados! A Suíça, renomada por sua altíssima qualidade de vida e economia robusta, está enfrentando a escassez de mão de obra em vários setores, conforme destacado no Relatório EURES que fala sobre escassez e excedentes de profissionais.

Os dados informaram que pelo menos 41 ocupações diferentes estão atualmente em alta demanda, indicando muitas oportunidades para profissionais estrangeiros, inclusive brasileiros que sonham em viver e trabalhar na Suíça.

Principais setores com necessidade de estrangeiros

A tendência de escassez de profissionais qualificados ficou evidente no último Relatório EURES. Esse relatório analise a escassez e excedentes de mão de obra nos países europeus, que revelou uma significativa falta de trabalhadores em 41 ocupações.

As lacunas mais críticas estão nas áreas da saúde, engenharia, TI, educação e área jurídica. Logo, profissionais dentre desses domínios encontrarão condições mais favoráveis para obter vistos de trabalho devido à necessidade significativa para o mercado de trabalho suíço.

Como consequência, a Suíça tem uma necessidade urgente de preencher mais de 250 mil vagas de emprego em vários setores, como revelado pelo último relatório do JobRadar. Devido ao envelhecimento populacional, com mais baby boomers se aposentando, e menor taxa de natalidade, a escassez de profissionais na Suíça deve se intensificar.

Mesmo contabilizando um fluxo moderado de 50 mil trabalhadores qualificados anualmente, a Suíça ainda pode ter que enfrentar mais de 400 mil vagas de emprego não preenchidas até o final da década, simplesmente por não ter profissionais para ocupar as vagas disponíveis.

Profissões que enfrentam escassez aguda

Com base nos dados do Relatório EURES, algumas das principais profissões que estão sofrendo com maior escassez de mão de obra na Suíça neste momento são:

  1. Engenheiros Ambientais
  2. Técnicos Agrícolas
  3. Juízes e Advogados
  4. Profissionais de Redes de Computadores
  5. Administradores de sistemas
  6. Designers e administradores de banco de dados
  7. Programadores de Aplicações
  8. Desenvolvedores de software
  9. Professores de Necessidades Especiais
  10. Professores Universitários e do Ensino Superior
  11. Enfermeiros
  12. Optometristas e Ópticos Oftálmicos
  13. Fisioterapeutas
  14. Farmacêuticos
  15. Dentistas
  16. Profissionais de obstetrícia
  17. Médicos generalistas
  18. Engenheiros de minas
  19. Engenheiros civis

Requisitos de visto de trabalho suíço

Para cidadãos brasileiros, assim como qualquer outro de fora da União Europeia que desejam trabalhar na Suíça devem obter um visto de trabalho com antecedência. Para isso os candidatos devem ser qualificados, com diploma universitário, experiência comprovada e capacidades requisitadas.

Vale mencionar que desde o ano passado a Suíça decidiu flexibilizar as regras de autorização de trabalho em busca de atrair mais talentos globais. As políticas tem como objetivo facilitar a contratação de talentos estrangeiros.

Se está pensando em buscar emprego na Suíça, confira alguns dos melhores sites de emprego do país:

Comentários estão fechados.