Todo final de ano as pessoas começam a fazer suas promessas para mudanças que pretendem realizar em suas vidas. Tem aquelas que apelam até para a “magia” na intenção de encontrar o homem ou a mulher perfeita, ter o emprego dos sonhos e até mesmo ganhar na Mega-Sena. Na verdade, existe uma intenção por trás desses desejos: atrair boas energias e afastar as más vibrações. As superstições de Ano Novo são um reflexo dessa busca por um futuro próspero e feliz.
A humanidade sempre esteve ligada em superstições, são crenças que estão enraizadas na natureza do homem. Mas isso tem uma explicação. Nós estamos sempre procurando controlar o desconhecido e buscar segurança, que acaba nos levando a criar rituais e símbolos que, acredita-se, influenciam o destino. Essa vontade fica maior, no caso do Ano Novo, quando as pessoas estão procura de coisas novas, desejo de criar um novo ciclo que possa influenciar o futuro.
Leia também | 6 países que não comemoram o Natal. Veja os motivos
A tradição de comer lentilha na virada do ano, especialmente no Brasil, é uma herança dos imigrantes italianos. Esse hábito está profundamente enraizado na crença de que a lentilha atrai prosperidade e fartura para o ano que se inicia.
Na Bíblia, a história de Esaú vendeu sua primogenitura por um prato de lentilhas reforça a ideia de que esse alimento está ligado à prosperidade.
Também há quem acredite que exista uma roupa da sorte que pode mudar o futuro. Essa tradição é carregada de simbolismo em muitas culturas. No Brasil, o costume é usar o branco na virada do ano. A cor representa paz e pureza. Já na China, o vermelho é a cor da sorte e é amplamente utilizado.
Você sabia que na Espanha, eles têm o hábito de comer 12 uvas durante as 12 badaladas do relógio que anuncia a chegada do Ano Novo. Para eles, as 12 uvas representam cada mês do ano.
Em algumas culturas, limpar a casa antes do Ano Novo simboliza a renovação e a eliminação de energias negativas.
Tem quem acredite em objetos da sorte que podem mudar o futuro. Moedas, grãos e outros objetos são guardados em bolsos ou sapatos com a crença de que atrairão riqueza e prosperidade.
Existe ritual até para acabar com o azar. Existem superstições como queimar bonecos representando o ano velho, pular sete ondas e outros rituais, que são realizados com o objetivo de afastar as energias negativas e garantir um novo ano repleto de boas vibrações.
O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…
Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…
Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…
Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…
Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem…
Atualmente acredite ou não existem mais de 7.139 línguas faladas em todo o mundo, só…