Chamadas

Superstições de Ano Novo ao redor do mundo: Um mergulho nas tradições

Todo final de ano as pessoas começam a fazer suas promessas para mudanças que pretendem realizar em suas vidas. Tem aquelas que apelam até para a “magia” na intenção de encontrar o homem ou a mulher perfeita, ter o emprego dos sonhos e até mesmo ganhar na Mega-Sena. Na verdade, existe uma intenção por trás desses desejos: atrair boas energias e afastar as más vibrações. As superstições de Ano Novo são um reflexo dessa busca por um futuro próspero e feliz.

Por que tantas superstições?

A humanidade sempre esteve ligada em superstições, são crenças que estão enraizadas na natureza do homem. Mas isso tem uma explicação. Nós estamos sempre procurando controlar o desconhecido e buscar segurança, que acaba nos levando a criar rituais e símbolos que, acredita-se, influenciam o destino. Essa vontade fica maior, no caso do Ano Novo, quando as pessoas estão procura de coisas novas, desejo de criar um novo ciclo que possa influenciar o futuro.

Leia também | 6 países que não comemoram o Natal. Veja os motivos

As superstições mais populares

A tradição de comer lentilha na virada do ano, especialmente no Brasil, é uma herança dos imigrantes italianos. Esse hábito está profundamente enraizado na crença de que a lentilha atrai prosperidade e fartura para o ano que se inicia.

Na Bíblia, a história de Esaú vendeu sua primogenitura por um prato de lentilhas reforça a ideia de que esse alimento está ligado à prosperidade.

Também há quem acredite que exista uma roupa da sorte que pode mudar o futuro. Essa tradição é carregada de simbolismo em muitas culturas. No Brasil, o costume é usar o branco na virada do ano. A cor representa paz e pureza. Já na China, o vermelho é a cor da sorte e é amplamente utilizado.

Você sabia que na Espanha, eles têm o hábito de comer 12 uvas durante as 12 badaladas do relógio que anuncia a chegada do Ano Novo. Para eles, as 12 uvas representam cada mês do ano.

Em algumas culturas, limpar a casa antes do Ano Novo simboliza a renovação e a eliminação de energias negativas.

Tem quem acredite em objetos da sorte que podem mudar o futuro. Moedas, grãos e outros objetos são guardados em bolsos ou sapatos com a crença de que atrairão riqueza e prosperidade.

Existe ritual até para acabar com o azar. Existem superstições como queimar bonecos representando o ano velho, pular sete ondas e outros rituais, que são realizados com o objetivo de afastar as energias negativas e garantir um novo ano repleto de boas vibrações.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

4 países com mais chances de entrar em guerra após Israel e Irã

Após o início da guerra entre Rússia e Ucrânia, o mundo se viu em um…

5 dias atrás

15 empregos mais bem pagos do mundo em TI e tech em 2025

A tecnologia está cada vez mais presente em todos os cantos da sociedade, e a…

2 meses atrás

6 maiores raças de gatos do mundo que você pode ter na sua casa

Gatos têm um jeito único de ganhar espaço nos nossos corações e casas. São práticos,…

2 meses atrás

13 raças de cães mais populares do mundo em 2025

Quem resiste a um par de olhos brilhantes e um rabinho abanando? Em 2025, os…

2 meses atrás

11 doramas românticos para se apaixonar e rir bastante

Se você é daqueles que adoram um dorama romântico que faz o coração bater mais…

4 meses atrás

Planos de saúde: Conheça 30 das principais operadoras do Brasil

No Brasil, a saúde pública ainda é um verdadeiro desafio para o governo, e normalmente…

4 meses atrás