Muitos profissionais e estudantes buscam maneiras para serem mais produtivos, para obter melhores resultados, a Técnica Pomodoro visa ajudar as pessoas a conseguirem absorver conhecimento sem se sobrecarregar.
A Técnica Pomodoro serve para te auxiliar no gerenciamento de tempo e aumentar sua produtividade, esse método foi criado pelo italiano Francesco Cirillo na década de 80 e desde a sua criação ele vem se popularizando.
Acompanhe este artigo até o final e entenda o que é, como funciona e como a Técnica Pomodoro pode te ajudar.
A ideia desta técnica é baseada que o trabalho ou estudo deve ser dividido em diferentes blocos de concentração, ela funciona da seguinte maneira:
Esta técnica pode ser muito eficiente se você é alguém que se distrai com facilidade e quer buscar resultados melhores nos seus projetos.
Leia também | 4 técnicas de estudo para aprender a memorizar em minutos
A Técnica Pomodoro foi criada por Francesco Cirillo em 1988, quando ele ainda era um jovem universitário que precisava organizar a sua vida acadêmica para ela acontecer de uma maneira mais produtiva.
“A técnica Pomodoro é uma ferramenta simples, mas eficaz, para trabalho focado com intervalos planejados”, afirma o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA
Para criação do método que ficou mundialmente famoso, Cirillo utilizou um relógio de cozinha com o formato de um tomate para cronometrar o tempo de estudo. Pomodoro significa tomate em italiano, e como o relógio de cozinha tinha formato de tomate, daí surgiu o nome da técnica.
Leia também | 5 estratégias de memorização para te ajudar nos estudos
O criador da técnica tornou-se um empresário de sucesso, mundialmente conhecido, Francesco é fundador e diretor da Cirillo Consulting, uma empresa de consultoria que trabalha com os maiores negócios do planeta.
Portanto, podemos afirmar, que, sim, a técnica funciona! Como funcionou com o próprio criador e já foi adotada por diversos empresários. Francesco afirma que os resultados não são imediatos:
“Não ganhei a aposta imediatamente. Na verdade, levou tempo e muito esforço, mas no fim eu consegui. Naquela primeira pequena etapa, encontrei algo intrigante. Com esta nova ferramenta, me dediquei a melhorar meu processo de estudo e posteriormente meu processo de trabalho. Tentei entender e resolver problemas cada vez mais complexos, a ponto de considerar a dinâmica do trabalho em equipe”, declarou em seu livro “A Técnica Pomodoro”.
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…