Os avanços da tecnologia vem mexendo com a vida de muita gente, que estão começando a viver inúmeras inovações que estão revolucionando diversos aspectos do nosso dia a dia. Essas mudanças estão impactando principalmente o mercado de trabalho, eliminando algumas profissões e criando novas oportunidades.
Embora seja difícil prever o futuro com certeza, algumas profissões podem ser extintas ou se tornar menos relevantes nos próximos anos devido a esses avanços.
Profissões ameaçadas pela tecnologia
1. Operadores de telemarketing
A inteligência artificial (IA) e os chatbots estão se tornando cada vez mais eficientes em responder perguntas e resolver problemas dos clientes, o que pode reduzir a necessidade de operadores humanos. A função de operador de telemarketing é uma das profissões em rápido declínio no futuro, ameaçada pelo avanço da tecnologia.
2. Lanterninha de Cinema
Antigamente, havia um funcionário que ajudava os espectadores a encontrar seus assentos no cinema com uma lanterna. Com a melhoria na sinalização das salas e a presença constante dos celulares, essa função desapareceu. Hoje em dia, essa profissão praticamente deixou de existir.
3. Caixas de banco
O uso de aplicativos bancários e caixas eletrônicos para realizar transações bancárias tem diminuído a demanda por caixas humanos. Empregos como os de caixas de banco, de supermercados e lojas, trabalhadores dos correios e assistentes administrativos estão entre os que mais devem desaparecer até 2030, segundo o Relatório sobre o Futuro dos Empregos, do Fórum Econômico Mundial.
4. Digitadores
A carreira de digitador não exige uma formação acadêmica prévia. Os potenciais empregadores buscam por habilidades técnicas, praticidade no uso de computadores e agilidade de digitação, competências desenvolvidas em cursos de Informática. Softwares de reconhecimento de voz e ferramentas de automação de dados podem substituir a necessidade de digitadores em muitas funções.
5. Trabalhadores de fábricas
A automação industrial e robótica têm substituído trabalhadores em fábricas, especialmente em tarefas repetitivas e manuais. A tecnologia tem o potencial de eliminar empregos de trabalhadores de fábrica por meio da automação de tarefas repetitivas e manuais. Robôs e máquinas podem substituir humanos em diversas funções, como linhas de montagem, soldagem e embalagem.
Leia também | Vitória? Governo lança plataforma de streaming 100% brasileira de graça
6. Motoristas de transporte
Carros autônomos podem se tornar uma realidade em breve, o que afetaria a profissão de motoristas de táxi, ônibus e caminhão. A tecnologia de carros autônomos está avançando rapidamente, com empresas como Tesla, Waymo e outras investindo pesado em seu desenvolvimento. Se essa tecnologia se tornar viável e generalizada, ela poderá substituir motoristas humanos em diversas situações, como condução em estradas e estacionamentos.
O trabalhador que estiver preocupado com o futuro da sua profissão, deve se manter atualizado sobre as últimas tendências tecnológicas e desenvolver novas habilidades que sejam relevantes para o mercado de trabalho em constante mudança.
Comentários estão fechados.