Telescópio James Webb registra incrível foto do nascimento de estrelas
O telescópio comemora seu primeiro aniversário com uma foto incrível do nascimento de estrelas divulgada pela Nasa
O telescópio James Webb comemorou seu primeiro ano após seu lançamento, com uma foto incrível divulgada pela Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa), nesta semana. O registro em questão revela o incrível nascimento de estrelas no complexo de nuvens Rho Ophiuchi.
O telescópio, graças ao seu grande tamanho e ao fato de estar orbitando a cerca de um milhão de quilômetros da Terra, onde não é possível sofrer interferência terrestre, conseguiu captar imagens que podemos destacar como revolucionarias do universo.
Essas imagens se tornam revolucionarias, principalmente por trazer grande clareza e definição ao qual nunca foram vistas antes. “É como fazer uma cirurgia de catarata”, alegou um dos astrônomos que trabalha com o telescópio, assim que as primeiras fotos foram reveladas.
Nascimento de estrelas
O registro do nascimento de estrelas, registrado no complexo de nuvens Rho Ophiuchi fica a nada mais nada menos que a 390 anos-luz da Terra, o que em parâmetros espaciais é relativamente perto. Justamente pela proximidade, permitiu que o James Webb fizesse esse registro detalhado.
A imagem registrada mostra uma região que possui cerca de 50 estrelas jovens, grande parte delas com massa semelhante ao Sol. No caso, as regiões mais escuras são as mais densas, como espessas coberturas de poeira, formando então protoestrelas, isto é, futuros sistemas planetários em formação.
No caso da imagem, as partes mais vermelhas são enormes jatos bipolares de hidrogênio molecular. Esses jatos acontecem quando uma estrela explode pela primeira vez durante sua formação, ou seja, durante seu nascimento, lançando então um par de jatos opostos no espaço.
Apesar do incrível registro de um berçário de estrelas realizado pelo telescópio James Webb divulgado em comemoração ao seu primeiro aniversário. Existe a expectativa que essa foto não seja nada de mais quando comparada aos registros esperados para os próximos anos.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.