Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Tirar os sapatos antes de entrar em casa previne doenças?

Cientistas realizaram um estudo que comprovou que a sola do sapato carrega bactérias distintas, que você leva para dentro de casa e prejudica sua saúde

Tirar os sapatos antes de entrar em casa é uma rotina do povo turco. Para eles, isso significa um ato de higiene. O povo da Turquia preza muito pela limpeza na sua moradia e acreditam que os calçados trazem para o ambiente o contato com as sujeiras e outros perigos do mundo exterior.

Talvez esse hábito dos turcos devam ser imitados por nós brasileiros. Os cientistas da Universidade do Arizona realizaram um estudo que comprovou que a sola do sapato carrega mais de 421 mil unidades de bactérias distintas, que você leva para dentro de casa.

O estudo coletou germes e micróbios no lado externo de um único pé de sapato, incluindo as causadoras de meningite, diarreias, infecções respiratórias e do sangue.  

Mas também ficou bem claro que quando você deixa seus sapatos no tapete de entrada deixa patógenos potencialmente prejudiciais a sua saúde.

Alguma sujeira provavelmente é benéfica, pois estudos indicam que ela ajuda a desenvolver seu sistema imunológico e reduz o risco de alergia. Por outro lado, você não deve levar as partes mais sujas para dentro para acumular e contaminar sua casa.

Leia também | 3 maneiras de enganar seu cérebro e aprender um novo idioma rapidamente

A saúde das crianças

Se você tem crianças em casa – especialmente bebês, que podem colocar as mãos no chão e depois na boca – ou tem o hábito de andar descalço, deixar os sapatos do lado de fora pode minimizar os riscos de desenvolver algumas infecções.

Se você quer ter o hábito de tirar os sapatos antes de entrar em casa, siga essas dicas:

Instale um pequeno armário ou caixa para guardar os sapatos logo na porta de casa. Deixe por lá apenas o sapato que irá usar novamente;

Você colocar uma mensagem delicada na porta ou no tapetinho de boas vindas da sua casa, para lembrar de tirar os calçados e também para seus convidados entenderem que você gostaria que eles fizessem o mesmo;

Deixe disponível um banquinho ao lado da porta para facilitar o processo de tirar e calçar os sapatos ao chegar e ao sair de casa.

Se você tem alguma condição de saúde que exija o uso de sapatos, para corrigir a pisada ou evitar o contato com o chão frio, escolha um sapato para usar exclusivamente dentro de casa. 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.