Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Título de eleitor: saiba como tirar esse documento online para 2024

As eleições municipais de 2024 estão se aproximando, saiba como tirar seu título de eleitor (online), o principal documento da sua votação.

Este ano as eleições municipais deste ano vão acontecer em outubro, o principal documento para quem planeja exercer seu direito ao voto em 2024 é o título de eleitor. Em posse dessa documentação você votar nos seus candidatos.

Na verdade, é preciso levar seu título e um documento de identificação ao seu local de votação. Em posse desses dois documentos, será possível realizar possível votar em quem você quer que represente seu município.

As votações de 2024 visam eleger vereadores, prefeitos e vice-prefeitos dos municípios brasileiros.

Como tirar o título de eleitor pela online?

Para você conseguir seu título de eleitor, é preciso realizar o alistamento na Justiça Eleitoral. Isso pode ser feito pelo Autoatendimento Eleitoral – Título Net, sistema disponível nos Portais do Tribunal Superior Eleitoral e dos Tribunais Regionais Eleitorais.

Os documentos solicitados devem ser digitalizados ou fotografados para serem incluídos em sua solicitação. Antes do começo do seu atendimento online, você precisará tirar uma foto (selfie), onde você esteja segurando um documento oficial de identificação ao lado do seu rosto. 

Após completar as etapas indicadas no autoatendimento, será preciso aguardar a análise do pedido pela Justiça Eleitoral. O processo também pode ser acompanhado pela internet. Para estar sempre se informando sobre seu processo, é só acessar a opção “Acompanhar Requerimento” e informar o número do protocolo gerado na primeira etapa. 

Leia+: Principais datas do ano eleitoral de 2024

Quais documentos são necessários?

Para solicitar seu título de eleitor digital são precisos os seguintes documentos:

  • Documento oficial de identificação (frente e verso, quando for o caso).
  • Comprovante de vínculo com o município (vínculo residencial, afetivo, familiar, profissional, comunitário ou de outra natureza que justifique a escolha do município).
  • Comprovante de pagamento de débito (quando houver débito com a Justiça Eleitoral).
  • Comprovante de quitação militar (somente é obrigatório às pessoas do gênero masculino que pertençam à classe dos conscritos, ou seja, os brasileiros nascidos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano em que completarem 19 anos). O documento será exigido do homem transgênero que tenha retificado o gênero em seu registro civil até 31 de dezembro do ano que completou 19 anos, conforme art. 35, § 7º, da Resolução TSE nº 23.659/2021.

Se não existirem pendências e for deferida a sua inscrição, a transferência ou a revisão, você poderá conseguir a via digital do título de eleitor pelo aplicativo e-Título. O download do aplicativo é gratuito e pode ser realizado na Google Play e na App Store, para celular e tablet.

Comentários estão fechados.