Chamadas

Todo mundo sente falta! 6 produtos que desapareceram dos mercados

Alguns produtos, por razões diversas, deixaram de ser encontrados nas prateleiras dos mercados, lojas e estabelecimentos comerciais, deixando muita gente com saudades. Mas, afinal, qual foi o motivo por trás desses sumiços?

Itens que faziam parte do cotidiano, guloseimas queridas pela criançada, bebidas populares no mercado… A lista é extensa, e os motivos para os desaparecimentos nem sempre são claros. Neste artigo, destacamos seis produtos que saíram de circulação e são lembrados com nostalgia por muitas pessoas.

Produtos que desapareceram dos mercados / Imagem freepik

1. Guaraná Caçulinha Pokémon era febre nos mercados

Lembra da febre Pokémon que dominou o mundo no final dos anos 90? Para aproveitar a popularidade dos monstrinhos, a Antártica lançou o Guaraná Caçulinha Pokémon, versões em miniatura do guaraná tradicional com um Pokémon dentro da garrafa, em uma embalagem temática do desenho.

O sucesso foi instantâneo, mas a alegria durou pouco. Devido a questões legais, como acusações de venda casada, e preocupações com a segurança das crianças, devido ao tamanho das surpresas, o produto foi descontinuado.

2. Guaraná Baré

Este refrigerante, conhecido pela embalagem criativa e popularidade regional, especialmente na região Norte do Brasil, desapareceu das prateleiras devido a mudanças no mercado de bebidas e estratégias comerciais da empresa. Atualmente, sua produção está a cargo da Ambev, mas ainda é difícil encontrar o produto em muitas regiões.

3. Álcool 70 Líquido

Após uma proibição em 2002 devido a acidentes domésticos, as vendas deste produto em sua versão líquida foram novamente proibidas em 2024, permanecendo disponíveis apenas na forma de gel. A medida visa evitar o consumo indevido e acidentes, especialmente com crianças. Os mercados não poderão mais vender.

4. Picolé Frutilly nos mercados e sorveteria

Este picolé, famoso por seu sabor e pelos palitos divertidos e coloridos, desapareceu das prateleiras possivelmente devido a mudanças nas preferências de produção da empresa. A marca ainda existe, mas o Frutilly original não está mais disponível.

5. Biscoito Passatempo Original

Um biscoito recheado popular, que deixou de ser encontrado devido a mudanças na formulação dos ingredientes. A Nestlé, fabricante do biscoito, tentou relançar o produto com a formulação original, mas sem sucesso. Atualmente, apenas a versão reformulada está disponível nas prateleiras dos mercados.

Você precisa saber:

6. Chicletes Mini nos mercados

Esses chicletes, adorados pelas crianças por sua variedade de sabores e embalagens criativas, foram descontinuados pela empresa, possivelmente devido a uma mudança de foco em sua linha de produtos. A marca ainda existe, mas os Chicletes Mini não fazem mais parte do portfólio.

Por que esses produtos desapareceram dos mercados?

As razões para o desaparecimento desses produtos dos mercados são diversas e nem sempre claras. Em alguns casos, como o Guaraná Caçulinha Pokémon, questões legais e preocupações com a segurança das crianças foram os principais motivos. Em outros, como o Guaraná Baré e o Picolé Frutilly, mudanças no mercado e nas estratégias das empresas podem ter contribuído para o fim dos produtos.

Nostalgia e Memórias:

Apesar de terem sumido das prateleiras dos mercados, esses produtos ainda ocupam um lugar especial na memória de muitas pessoas. Eles marcaram a infância de várias gerações e representam uma época de alegria e despreocupação.

Embora seja impossível voltar no tempo e reviver aqueles momentos, as lembranças desses produtos continuam vivas. Eles nos fazem lembrar da importância de apreciar as coisas simples da vida e de valorizar os momentos que passamos com as pessoas que amamos.

Fica a saudade e a esperança de que, um dia, alguns desses produtos voltem a ser encontrados nas prateleiras. Quem sabe, com um toque de nostalgia e adaptados aos novos tempos, eles possam novamente fazer parte da vida das pessoas e criar novas memórias.

Rodrigo Peronti

Jornalista, especializado em Semiótica. Já atuou em grandes veículos de comunicação do país.

Postagens recentes

12 nomes proibidos de serem registrados ao redor do mundo

No Brasil, é muito comum encontrarmos pessoas com nomes peculiares, quem nunca viu uma matéria…

1 mês atrás

50 nomes muito estranhos já registrados em cartórios do Brasil

O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…

1 mês atrás

5 empregos remotos de atendimento ao cliente para trabalhar de casa

Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…

1 mês atrás

6 mitos sobre a união estável que muita gente acredita

Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…

1 mês atrás

Os 7 golpes mais aplicados nos brasileiros em 2025

Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…

1 mês atrás

Quanto tempo um estrangeiro demora para aprender português?

Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem…

1 mês atrás