Trabalhar embarcado: saiba como conseguir uma oportunidade!
Trabalhar embarcado pode te oferecer diversas oportunidades, como um maior número de folgas e salários melhores!
Trabalhar embarcado pode te proporcionar diversos benefícios, cumprindo os requisitos você poderá aproveitar uma escala de serviço melhor, salários melhores e, consequentemente, uma qualidade de vida melhor.
Se você não se importa em ficar muito tempo fora de casa, trabalhar no mar pode ser uma ótima opção. Além disso, o mesmo tempo que você ficar fora será o tempo que você receberá de folga, te proporcionando mais dias em casa do que um trabalhador comum.
Confira os próximos tópicos e saiba como trabalhar embarcado.
O que é necessário para trabalhar embarcado?
Além de ser obrigatório possui graduações e cursos específicos, segundo a Convenção sobre Trabalho Marítimo (CTM), criado pela Organização Internacional do Trabalho, é preciso atender os seguintes requisitos mínimos para o trabalho embarcado:
- Ter idade mínima de 16 anos para trabalho diurno e idade mínima de 18 anos para trabalho noturno e que podem oferecer riscos à saúde ou segurança;
- Comprovar aptidão para o trabalho, por meio de atestado médico;
- Ter concluído com aproveitamento um curso de formação sobre segurança pessoal a bordo de navios;
- Possuir contrato de trabalho específico e transparente, regido pelas regras da CTM;
- Ter um limite de horas de trabalho definido, que não ultrapasse 14 horas em um período de 24 horas ou 72 horas em um período de sete dias.
Leia também | Veja 6 trabalhos para ganhar até 3 mil por mês sem experiência
Como conseguir uma vaga?
É possível conseguir um trabalho embarcado após cumprir todos os requisitos, realizar os cursos e se candidatar por meio de agências de emprego, ou você pode se candidatar para trabalhar em uma embarcação por meio de concursos públicos.
Confira abaixo algumas das instituições abrem concursos para trabalho embarcado:
- Marinha do Brasil: Para ocupar vagas em diferentes áreas, incluindo a de oficiais e praças para a Marinha Mercante.
- Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ): Concursos para cargos ligados à regulação e fiscalização do transporte marítimo.
- Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA): concursos para vagas ligadas à fiscalização e monitoramento ambiental em áreas costeiras e marinhas.
- Empresas Estatais: Empresas estatais, como a Petrobras e a Transpetro, realizam concursos para contratar pessoal para plataformas suas plataformas.
Comentários estão fechados.