Trabalhar nos EUA: Veja as profissões que tem direito ao greencard
Os Estados Unidos enfrentam a escassez de mão de obra em vários setores, e como consequência estão contratando cada vez mais estrangeiros
Apesar dos Estados Unidos ser conhecido como a terra do progresso, do desenvolvimento, cada vez mais se escuta de empresas de todos os tamanhos, de todos os setores, em quase todos os estados, que elas estão enfrentando desafios sem precedentes tentando encontrar mão de obra qualificada para preencher vagas em aberto.
No momento, os dados mais recentes mostram que os Estados Unidos tem 8,2 milhões de vagas de emprego, mas apenas 7,2 milhões de trabalhadores desempregados. Dos quais, parte dos desempregados não tem a competência necessária e ainda, sim, mesmo que todos fossem contratados, ainda sobrariam 1 milhão de empregos.
Em suma, os Estados Unidos tem muitos empregos, mas não tem trabalhadores suficientes para preenchê-los. Justamente por isso, os EUA é um dos países que mais demanda de mão de obra estrangeira, inclusive a brasileira, que é muito importante para manutenção da economia do país.
Escassez de empregos nos EUA é oportunidade para brasileiros
Os Estados Unidos é conhecido por ser um país bem rigoroso, com diversas restrições para a entrada de estrangeiros. Contudo, está dependendo cada vez mais de mão de obra de países terceiros, como a do Brasil.
Dessa maneira, existem muitas oportunidades de trabalho para brasileiros na terra do Tio Sam. Mas, a verdade é que as oportunidades tendem a ser destinadas para mão de obra especializada, ou seja, se você pensa em se mudar para os Estados Unidos e encontrar boas oportunidades, é fundamental se preparar para isso.
Os EUA enfrentam escassez em diversas profissões diferentes, tendência que deve continuar a aumentar nos próximos anos. Justamente por isso, se o seu sonho é viver lá, é importante conhecer os setores com maior escassez de trabalhadores e se preparar para ingressar nessas áreas, assim suas chances serão extremamente maiores.
Segundo dados do próprio governo americano, algumas das ocupações com o maior aumento projetado em empregos até 2032 são:
- Desenvolvedores de software;
- Cozinheiros de restaurante;
- Enfermeiros;
- Gerentes financeiros;
- Médicos;
- Analistas de pesquisa de mercado e especialistas em marketing;
- Analistas de gestão;
- Gerentes de sistemas de informação e computadores;
- Contadores e auditores;
- Advogados;
- Mecânicos de maquinário industrial;
- Especialistas em dados;
- Trabalhadores de manutenção e reparos gerais;
- Especialistas em gestão de projetos;
- Especialistas em sistemas de informações;
- Psicólogos;
- Pilotos de avião;
- Engenheiros (químico, civil de petróleo).
Leia também | 20 sites para brasileiros procurarem emprego nos Estados Unidos
Sua profissão pode lhe garantir o greencard
Se você se preparar para atuar nas áreas de maior escassez de habilidades nos Estados Unidos, do qual você consiga comprovar sua especialização, será possível que você conquiste seu greencard, podendo trabalhar e viver legalmente no país norte-americano.
Isso porque, o governo americano valoriza profissionais qualificados em diferentes setores, valorização essa que pode ser traduzida na concessão de dois vistos específicos o EB-1 e EB-2 NIW.
O Visto EB-2 NIW (National Interest Waiver), é concedido para estrangeiros que comprovem formação no ensino superior, assim como experiência na área de atuação, onde, o governo norte-americano analisará e caso compreenda que seja importante para atender as demandas no país você e sua família poderá viver legalmente nos EUA.
O Visto EB-1 é um pouco mais complexo, isso porque, além de atender todos os requisitos do EB-2, também é necessária comprovar habilidades excepcionais na sua área de atuação. Essas habilidades excepcionais podem ser comprovadas através de menções, prêmios, dentre outras possibilidades.
Comentários estão fechados.