Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Trabalho Freelancer: 5 vantagens e 5 desvantagens

Conheça cinco vantagens e cinco desvantagens do trabalho freelancer, analise todos os lados e saiba como funciona essa carreira.

O trabalho freelancer pode conceder a diversos profissionais uma vida financeira confortável, mas desafiadora. É preciso ter muito comprometimento e planejamento para conseguir se estabilizar em um cenário que pode ser muitas vezes incerto.

Entretanto, existem trabalhadores que utilizam o Freelancer como uma renda Extra, neste caso, a vida pode ser mais confortável. Quem conta com o trabalho autônomo como sua renda principal, pode ter algumas dificuldades.

Existem altos e baixos na vida de quem trabalha por conta própria, é preciso analisar todos os detalhes. Nos próximos tópicos começaremos com 5 pontos positivos e depois com os pontos negativos.

Remuneração

Um dos pontos positivos é que no trabalho freelancer o profissional pode negociar seus valores com os seus clientes, portanto, ganhará segundo a venda dos seus serviços.

Leia também | Home Office: Aprenda como tornar seu trabalho mais produtivo!

Flexibilidade de horário

No trabalho freelancer você mesmo definirá os seus horários, apenas será preciso combinar um prazo com os seus clientes, mas você será dono da sua própria rotina de trabalho.

Diversos clientes

Desde que você consiga honrar seus compromissos com todos os seus clientes, é possível trabalhar para diversas pessoas e empresas, podendo maximizar os seus ganhos. Afinal, o trabalho freelancer não prevê exclusividade.

Trabalhar da sua maneira

O freelancer que desempenha funções home office pode trabalhar no local em que ele se sentir mais confortável e com a roupa que se sentir mais confortável. Portanto, você poderá trabalhar com mais conforto.

Sem chefe

No trabalho freelancer você deve ser muito educado com os seus clientes e atendê-los da melhor forma possível, mas você está prestando um serviço para aquela pessoa ou empresa, não sendo um funcionário. Afinal, não existe vínculo empregatício.

Trabalho Freelancer / Imagem Freepik

Falta de direitos trabalhistas

No trabalho freelancer o profissional não tem direitos trabalhistas como: folga remunerada, Fundo de Garantia e seguro-desemprego. Portanto, quando você estiver sem clientes, você estará sem remuneração. Não se esqueça de fazer uma reserva.

Leia também | Conheça todos os 66 países que liberam visto de nômade digital

É fácil perder a concentração

Seu trabalho só dependerá de você, pois, como citamos anteriormente: não existe chefe no trabalho freelancer. Portanto, você precisa ter compromisso para não perder a concentração.

Será preciso ter um ambiente adequado para trabalhar

Em uma empresa você tem seu local de trabalho com todos os equipamentos necessários, mas no trabalho freelancer você precisa providenciar um local adequado e silencioso onde você possa trabalhar.

Equipamentos e internet serão por sua conta

Todos os equipamentos necessários, vão sair do seu bolso, seus clientes não têm obrigação de custear isso. Portanto, tudo deve ser incluído quando você for calcular seu orçamento.

Você precisa ter alternativas

Seus equipamentos precisam sempre estar carregados, sendo preciso ter duas ou três conexões de internet. Confiar somente no seu wi-fi e se dar ao luxo de não estar preparado para uma eventual queda de energia é um erro.

Comentários estão fechados.