Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Trabalho Híbrido: Saiba o que é e como funciona

Entenda o que é o trabalho híbrido, como ele funciona e o que diz a legislação trabalhista sobre essa modalidade. 

Existem muitas formas de uma rotina profissional acontecer, existe o trabalhador que precisa estar todos os dias de serviço na empresa, o profissional que trabalha de casa e, existe também, o trabalho híbrido.

Quem pensa que só se pode trabalhar estando presencialmente no serviço, está muito enganado. Claro que a flexibilidade da sua rotina dependerá da sua função, que em alguns casos é impossível de acontecer.

Acompanhe os próximos tópicos e entenda o que é o trabalho híbrido e como ele funciona.

/ Imagem freepik

O que é o trabalha híbrido?

O modelo de trabalho híbrido é a junção de duas formas de trabalho: o presencial e o remoto (home office). Ou seja, é um modelo de trabalho que mistura duas rotinas diferentes em um mesmo contrato.

Quando o profissional pode mesclar uma rotina presencial com home office, ele está em um trabalho híbrido. Ou seja, em um determinado período o empregado prestará serviço estando em casa e, em outro, prestará serviços presencialmente.

É uma forma mais flexível de se trabalhar que já foi adotada por muitas empresas e que pode ser bastante atrativa para empregadores que desejam reter e atrair funcionários talentosos.

Leia também | Trabalhar em casa: 7 melhores carreiras para home office

O que está previsto na legislação trabalhista?

Segundo a legislação, mesmo que trabalhador vá à empresa e trabalhe em casa, mesclando as duas formas de trabalho, segundo o inciso 1 do artigo 75-B da Lei 14.442, o trabalho híbrido é considerado um trabalho remoto para efeitos da lei:

“§ 1º O comparecimento, ainda que de modo habitual, às dependências do empregador para a realização de atividades específicas que exijam a presença do empregado no estabelecimento não descaracteriza o regime de teletrabalho ou trabalho remoto.”

Portanto, com base na Lei 14.442, fica entendido que o trabalho híbrido deve ser considerado um trabalho remoto para efeitos da legislação.

Leia também | Quais são os direitos do trabalhador home office?

Na prática

O trabalho híbrido, na prática, dependerá das regras da sua contratante. Muitas empresas mantêm o trabalho quase que integralmente home office, mas o funcionário precisa comparecer na empresa semanal ou quinzenalmente de maneira presencial.

Portanto, como o trabalho híbrido funcionará, dependerá do contrato de trabalho firmado entre o empregado e o empregador, existem diversas variações deste tipo de jornada profissional. Tenha atenção aos detalhes quando for assinar contrato com que tenha uma rotina híbrida, para que você realmente entenda como seu trabalho funcionará.

Comentários estão fechados.