CLT

Trabalho intermitente: Entenda o que é e como funciona

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) prevê diferentes tipos de contrato de trabalho, um deles é o intermitente. Este formato de contratação pode causar um pouco de confusão na mente de algumas pessoas, mas pode ser compreendido, se explicado corretamente.

O trabalho intermitente é bastante diferente do contrato que a maioria dos trabalhadores está habituado, pois neste caso o trabalhador não possui horários ou dias fixos, podendo ficar alguns períodos sem ser chamado para trabalhar.

Trabalho intermitente / Imagem Freepik

O que é o trabalho intermitente?

Este formato trabalhista foi introduzido na legislação brasileira com a Reforma Trabalhista de 2017, neste formato de contratação o profissional pode ser convocado para trabalhar na empresa durante determinados períodos, mas pode ficar um tempo sem ser chamado.

O profissional recebe pelos dias e horas trabalhadas, mas pode ficar inativo (sem ser chamado) por um período. É preciso que o contrato especifique de maneira clara e detalhada o tempo de inatividade do profissional, sejam horas, dias ou meses.

A carga de trabalho intermitente não pode ultrapassar 44 horas semanais, ou 220 horas mensais, caso ultrapasse, o contrato pode se tornar por tempo indeterminado. A empresa deve convocar o trabalhador com 72 horas de antecedência ao início das atividades.

Leia também | Contrato de trabalho temporário: Entenda como funciona!

O que diz a CLT?

Segundo o artigo 443 da CLT, o trabalho intermitente é:

“O contrato de trabalho no qual a prestação de serviços, com subordinação, não é contínua, ocorrendo com alternância de períodos de prestação de serviços e de inatividade, determinados em horas, dias ou meses, independentemente do tipo de atividade do empregado e do empregador, exceto para os aeronautas, regidos por legislação própria”.

Durante o tempo de inatividade do trabalhador, ele pode atuar em outras empresas, já que essa modalidade de contratação não permite exclusividade. 

Leia também | Contrato de experiência: Entenda como funciona!

Quais são os direitos?

O trabalho intermitente concede todos os direitos trabalhistas para os profissionais, os mesmos que um trabalhador com contrato comum, mas com algumas diferenças:

  • Salário: o funcionário intermitente, quando convocado, naquele mês, não pode receber menos que os funcionários que exercem a mesma função na empresa.
  • Férias: Após 12 meses, o profissional tem direito a 30 dias de férias, mas só recebe o valor referente às férias de maneira proporcional no final do contrato.
  • INSS e Fundo de Garantida do Tempo de Serviço (FGTS): Trabalhadores intermitentes têm direito a INSS e o Fundo de Garantia, mas o valor recolhido é com base na remuneração do período de atividade desses trabalhadores.
  • Multa de 40%: os trabalhadores intermitentes têm direito a multa de 40% do FGTS, no caso de demissão sem justa causa ou por rescisão indireta.
  • Seguro-desemprego: O seguro-desemprego intermitente é um direito do intermitente demitido involuntariamente, pago em até 5 meses. A Medida Provisória 808, que impedia os trabalhadores intermitentes de receber o seguro-desemprego, não é mais válida desde 2021.
Matheus Vinicius Ribeiro

Redator, atuando ativamente há mais de 5 anos no mercado do jornalismo digital.

Postagens recentes

6 hábitos e manias de pessoas muito inteligentes que você precisa saber

Será que pessoas muito inteligentes têm comportamentos diferentes dos nossos? Será que eles tem um…

15 minutos atrás

Como Conseguir Empréstimo com Nome Sujo?

Ter o nome sujo em instituições financeiras pode ser uma verdadeira aventura para conseguir um…

3 horas atrás

8 faculdades que oferecem cursos gratuitos para pessoas 60+

Já se foi o tempo em que as pessoas chegavam aos 60 anos e achavam…

4 horas atrás

Quais são as cervejas preferidas dos brasileiros?

Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…

6 horas atrás

8 faculdades de 2 anos que pagam salários acima de R$ 3 mil

Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…

8 horas atrás

Conheça as 5 Piores profissões do Brasil

Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…

9 horas atrás