Turismo religioso: 7 cidades brasileiras que você deve conhecer
O Brasil possuí diversas cidades com contextos religiosos que chamam a atenção de milhares de turistas todos os anos
Um dos segmentos do mercado turístico mais importante é o turismo religioso, que atraí milhares de pessoas todos os anos no Brasil e no mundo todo. Segundo dados do Ministério do Turismo, o turismo religioso movimenta R$ 15 bilhões por ano no Brasil.
Em suma, o turismo religioso trata-se do objetivo dos fiéis em expressar sua fé em locais religiosos importantes, ou ainda em comemorar datas importante no calendário religioso, como o Corpus Christi e o Dia de Nossa Senhora Aparecida.
Se você é uma pessoa de fé que faz viagens para locais com forte base religiosa, ou mesmo para quem busca esse tipo de turismo pela primeira vez, nós decidimos reunir as 7 principais cidades do país que pessoas de fé costumam visitar com mais frequência. Se esse tema é do seu interesse, então acompanhe a seguir!
Aparecida – São Paulo
Não há como começar a lista sem falar de Aparecida, que é o destino mais conhecido no Brasil pelos fiéis católicos que querem conhecer o maior santuário do mundo em homenagem à Nossa Senhora.
A Basílica Nova de Nossa Senhora Aparecida tem capacidade para 45 mil pessoas. Já a história do porquê de Aparecida é muito antiga, e começa no ano de 1717, quando dois pescadores encontraram uma imagem da santa nas margens do Rio Paraíba do Sul, onde, desde então a cidade se tornou ponto de fé e misticismo.
Ouro Preto – Minas Gerais
Ouro Preto é de longe uma das cidades mais interessantes para se fazer turismo religioso, tendo uma extensa rota religiosa. Para se ter ideia, o município possuí 131 igrejas e capelas para se visitar, e possuí desde as mais simples, até as maiores e mais incríveis construções.
Dentre as igrejas da cidade, a Igreja de São Francisco de Assis foi projetada por Aleijadinho em 1771, e é considerada como um patrimônio histórico do país.
Juazeiro do Norte – Ceará
Juazeiro do Norte é conhecida como a capital da fé, sendo um dos maiores centros religiosos do nosso país. O município tem como símbolo principal a figura do Padre Cícero, líder eternizado em uma estátua de 25 metros.
Além de festas em homenagem ao padre, o que torna o local tão especial foi o “Milagre de Juazeiro”, quando o padre Cícero realizou a comunhão da beata Maria Magdalena do Espírito Santo, onde ele se surpreendeu quando a hóstia se transformou em sangue.
O incrível dessa história é que a situação se repetiu diversas vezes na cidade, inclusive com outros fiéis, sendo até mesmo atestada por médicos e farmacêuticos como sendo um caso sobrenatural.
Leia também | As 7 tragédias da Bíblia que poucos conhecem
Nova Trento – Santa Catarina
Nova Trento é uma cidade do estado de Santa Catarina, que está a menos de 100 km da capital Florianópolis, e tem como o principal destaque o turismo religioso. A cidade abriga o Santuário de Madre Paulina, santa que foi canonizada em 2002.
A cidade está completamente rodeada por montanhas, além disso, o município foi colonizado por italianos, sendo um local que deixa os fiéis completamente admirados por sua beleza e natureza.
Uberaba – Minas Gerais
Saindo um pouco da fé católica e falando um pouco mais sobre o espiritismo, Uberaba é uma cidade bem interessante para quem segue essa religião, principalmente porque lá viveu o médium Chico Xavier.
Um dos locais mais incríveis de se visitar é o Memorial Chico Xavier, que está localizado na própria casa onde o médium viveu, podendo acessar a fotos, mobiliários e objetivos que pertenciam a ele.
Cotia – São Paulo
Para budistas, uma cidade extremamente importante para se visitar é Cotia, no interior de São Paulo. Isso porque lá possuí o templo Zu Lai, que é o maior templo budista da América Latina.
O local é super interessante e indispensável para pessoas que seguem a filosofia de Buda, assim como, para pessoas que estão buscando encontrar um lugar calmo e sereno para refletir e meditar.
Comentários estão fechados.