A vacina da poliomielite, também conhecida como vacina contra a paralisia infantil, é uma das maiores conquistas da medicina moderna. Ela tem sido uma aliada incansável na luta contra a poliomielite, uma doença viral que afeta principalmente crianças pequenas.
Iniciativa Global de Erradicação da Pólio trabalha incansavelmente para vacinar crianças em áreas de alto risco. Graças a esses esforços, a poliomielite está à beira da extinção.
Existem dois tipos de vacina contra a poliomielite, a VIP e a VOP, que protegem a criança contra 3 tipos diferentes do vírus que causam esta doença.
Na segunda-feira (27), o Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que vai acontecer até o dia 14 de junho. A meta é vacinar, no mínimo, 95% do público-alvo, que abrange cerca de 13 milhões de crianças menores de cinco anos. A expectativa da campanha é reduzir o número de crianças não vacinadas e o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, além de reforçar medidas para a erradicação da doença.
A campanha deste ano é muito importante para o enfrentamento à poliomielite, pois o país está em fase de transição para substituir as duas doses da vacina oral poliomielite (VOP) para apenas um reforço com a vacina inativada poliomielite (VIP). Ou seja, o esquema vacinal e a dose de reforço serão feitos exclusivamente com a VIP, a partir do segundo semestre de 2024. Todos os estados e municípios receberão as normas e diretrizes dessa alteração.
Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil não registra casos de poliomielite desde 1989 e, cinco anos depois, em 1994, recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem.
No entanto, no ano passado, o país foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC).
Leia também | Corpus Christi: veja onde vai ser feriado nesta quinta-feira
A vacina contra a paralisia infantil não deve ser administrada em crianças com o sistema imunológico enfraquecido, causado por doenças como AIDS, câncer ou após transplante de órgãos, por exemplo.
Poliomielite
Poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada por um enterovírus de alta infectividade, chamado poliovírus (sorotipo I, II e III), cujo principal reservatório de infecção encontra-se no gastrointestinal dos seres humanos.
Existem dois tipos de pólio. A paralítica e a não paralítica, que pode levar à paralisia total ou parcial dos membros inferiores. Embora chamada de paralisia infantil, a doença pode afetar tanto crianças quanto adultos.
As constantes mudanças e transformações no mercado de trabalho e os avanços tecnológicos, estão fazendo…
Uma das universidades mais respeitadas do mundo, está oferecendo 139 cursos online gratuitos para brasileiros.…
Será que pessoas muito inteligentes têm comportamentos diferentes dos nossos? Será que eles tem um…
Ter o nome sujo em instituições financeiras pode ser uma verdadeira aventura para conseguir um…
Já se foi o tempo em que as pessoas chegavam aos 60 anos e achavam…
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…