Mitos e verdades / Imagem de Divulgação
Em outubro de 2024 acontecem as eleições municipais em todas as cidades brasileiras, é preciso se informar sobre como funciona o processo eleitoral para fugir de mentiras inventadas por pessoas mal intencionadas.
Confira abaixo sete mitos e verdades sobre as eleições 2024:
MITO! Para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no voto nulo o eleitor está manifestando a sua vontade de anular o voto, portanto, ele não é contabilizado para nenhum candidato a prefeito ou vereador.
Leia também | Eleições para prefeito 2024: Principais perguntas e respostas!
FATO! Antigamente os votos em branco eram considerados válidos, portanto, eles eram contabilizados para o candidato vencedor, esse tipo de voto era tido como uma escolha conformista.
FATO! Tanto os votos em branco como os nulos simplesmente não são contabilizados atualmente. Portanto, mesmo que muitas pessoas não acreditem, ambos votos não fazem diferença e os eleitores apenas perdem a chance de escolher um candidato.
MITO! Mesmo quando mais da metade dos votos forem nulos, não é possível cancelar uma eleição. Portanto, neste caso, o candidato com mais votos válidos será eleito e os votos anulados não influenciam em nada.
“Os votos brancos e nulos são descartados do processo de apuração e considerados apenas como estatística, tendo em vista que a Constituição Federal brasileira diz que o candidato eleito é aquele que obtiver a maioria dos votos válidos, excluídos os em branco e os nulos, que são considerados inválidos”, afirma o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF).
FATO! Nas eleições majoritárias (presidente, governador, senador e prefeito) o candidato mais votado é sempre eleito, ele só não será eleito se o registro de candidatura não tiver sido deferido.
Entretanto, nas eleições proporcionais (deputado federal, deputado estadual e vereador), além dos números de votos existem outros fatores a serem considerados.
MITO! Segundo a constituição brasileira, o voto é secreto, justamente para garantir a liberdade ao eleitor na escolha de seus representantes. Portanto, pode ir votar sem preocupação.
Leia também | Eleições 2024: 7 motivos para você ir votar este ano
MITO! A urna passa por exaustivos processos para garantir a segurança dos votos, com especialistas confiáveis e, além disso, o equipamento não tem conexão com a internet, a urna eletrônica é extremamente confiável.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…