Veja como combater a Fadiga Mental
Você em algum momento percebeu que não fez nenhum esforço o dia todo, ficou sentado trabalhando. Mas voltando para casa, está se sentindo esgotado. Esse tipo de coisa acontece quando você força demais a sua mente
Você em algum momento percebeu que não fez nenhum esforço o dia todo, ficou sentado trabalhando. Mas voltando para casa, está se sentindo esgotado. Esse tipo de coisa acontece quando você força demais a sua mente.
Isso ocorre devido a um esforço prolongado, estresse emocional, atividades cognitivas intensas ou falta de descanso adequado para o cérebro. A pessoa pode ter uma sensação de cansaço extremo, desânimo, insônia, falta de concentração e alterações no humor.
A fadiga mental pode ser temporária e preceder o esgotamento total, que é mais severo. Os sintomas acontecem quando a fadiga mental ocorre quando os períodos de descanso não são suficientes. Esse sintoma pode evoluir para um nível crônico. Mas você não precisa ficar preocupado. A fadiga mental tem tratamento.
Sintomas
Pessoas que passam por uma fadiga mental, podem apresentar os seguintes sintomas:
- Dificuldade de concentração;
- Sensação de esgotamento;
- Falta de motivação;
- Irritabilidade;
- Perda de apetite;
- Insônia;
- Bloqueio mental;
- Perda de memória;
- Alterações constantes de humor.
- Angústia;
- Tristeza.
Qual é a causa da fadiga mental?
Quando alguém lida com uma situação bastante estressante todos os dias, vive momentos de incertezas, precisam tomar decisões complicadas diariamente, vão estar sujeitas a uma fadiga mental de nível crônico.
A fadiga mental pode ocorrer após um divórcio, luto e perdas materiais muito grandes. Essas situações pode
Algumas atividades exaustivas cognitivamente podem desencadear essa condição:
- tomada de decisões, que envolvem grandes riscos;
- Realizar muitas tarefas ao mesmo tempo;
- Falta de sono adequado;
- Perfeccionismo;
- Procrastinação;
- Dificuldade de se expressar.
Leia também | Conheça os benefícios do tomate para a sua saúde
Tratamento
Para evitar a fadiga mental, você deve fazer um planejamento e organizar suas tarefas. Além disso, é importante gerenciar o estresse, dormir bem e por tempo suficiente, reduzir a quantidade de decisões e procurar apoio e ajuda quando necessário.
Procure desligar a mente de preocupações e ter momentos de autocuidado. Durante sua rotina de trabalho, procure ter intervalos para se dedicar ao puro lazer:
- ler;
- pintar;
- tocar um instrumento;
- dançar;
- cozinhar;
- andar de bicicleta;
- assistir filmes e séries;
- cuidar do jardim.
Tenha uma dieta mais equilibrada. Inclua na sua alimentação diária, verduras, legumes e frutas.
Porém, nos casos mais sérios, chamados de crônicos, você deve buscar o auxílio de um psicólogo. O profissional pode ajudar o paciente a vivenciar um profundo processo de autoconhecimento no qual será capaz de reconhecer gatilhos e padrões de comportamento. O que pode fazer com que ele consiga entender melhor o que vem causando o seu esgotamento e traçar estratégias para superá-lo.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.