Falar de comida e julgar seu sabor pode ser injusto, afinal, o paladar é algo muito pessoal. O que você pode achar delicioso, outra pessoa pode considerar estranho. A culinária brasileira varia muito de região para região, com ingredientes e preparos únicos. Porém, uma polêmica surgiu quando o site TasteAtlas, referência internacional em gastronomia, publicou um ranking polêmico das 10 piores comidas do Brasil.
No entanto, a opinião dada pelo site criou um verdadeiro mal estar e um debate entre os amantes da boa comida. Para você fazer seu próprio julgamento, vamos conferir quais são esses pratos e entender por que receberam essa indesejada classificação.
Cuscuz Paulista
O cuscuz-paulista é um prato da culinária brasileira e da culinária paulista, criado a partir do cuscuz berbere que foi modificado com influências indígena e de imigrantes europeus, nomeadamente portugueses, espanhóis e italianos.
Arroz com Pequi
Arroz com Pequi é o símbolo da gastronomia de Goiás, o arroz com pequi é conhecido da cozinha local pela sua facilidade de preparo e pela alta demanda do turismo regional, marcando assim a cozinha do Cerrado.
Maria Mole
A “maria-mole” é um doce típico brasileiro, feito com açúcar, claras em neve, gelatina incolor e – opcionalmente – coco ralado para a cobertura. Depois de pronto fica mole, com a consistência esponjosa semelhante à do “marshmallow”, mas não pegajoso.
Ostra ao Bafo
As ostras são preparadas de maneiras diversas, tendo como base a culinária regional. Por aqui, além de serem servidas cruas, elas também podem ser encontradas grelhadas, assadas, gratinadas ou incluídas em sopas e ensopados.
A ostra é colocada fechada na grelha para que se abra sozinha – quando, então, está no ponto certo para consumo. Servida com vinagrete, o prato tende a se tornar um sucesso e reflete a preocupação do Djapa em buscar alternativas para um mesmo ingrediente.
Sagu
O sagu é uma sobremesa originária da Serra Gaúcha, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, sendo bastante popular em toda a região Sul do país. Ela é feita com bolinhas de fécula de mandioca cozidas, sendo muito comum o uso do vinho tinto.
Quibebe
O quibebe é um prato típico da culinária brasileira, de origem africana, que consiste num purê de abóbora. É normalmente acompanhado de carne, peixe ou frango, pode ser servido com arroz, salada e farofa, formando uma refeição completa.
Maniçoba
A Maniçoba é um prato de origem indígena, típico da culinária paraense. Pela origem da folha de que é produzido, surgiu provavelmente entre aldeias indígenas no norte brasileiro, comumente apontado como uma comida paraense. Tem como principal ingrediente a maniva, a folha da mandioca moída.
Caldo de Piranha
Caldo de piranha é um prato típico da região do Pantanal. O caldo é uma sopa que combina legumes e verduras à carne de piranha. Alimento muito comum nas mesas de famílias ribeirinhas e pantaneiras.
Pato no Tucupi
Pato no tucupi é um prato brasileiro típico da culinária da região Norte do Brasil. É elaborado com carne de pato selvagem banhada com tucupi – líquido de cor amarela extraído da raiz da mandioca brava – temperado com jambu, erva típica da região Norte.
Leia também | Muçarela ou Mussarela? 19 palavras que você escreve errado
Sanduíche de Mortadela
Um sanduíche de mortadela, também conhecido como pão com mortadela, é basicamente um sanduíche que utiliza mortadela. É um lanche muito comum na capital de São Paulo, além de ser o ícone do Mercado Municipal de São Paulo, famoso pelos seus sanduíches exageradamente recheados com mortadela
Segundo TasteAtlas, a lista foi elaborada com base nas avaliações dos seus usuários.
O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…
Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…
Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…
Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…
Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem…
Atualmente acredite ou não existem mais de 7.139 línguas faladas em todo o mundo, só…