Chamadas

Veja quais são as 10 maiores economias do mundo em 2024

A economia global é um cenário em constante transformação, com países ascendendo e outros consolidando suas posições. Neste cenário, foi divulgado um relatório Perspectiva Econômica Mundial (WEO, na sigla em inglês), pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). A instituição revelou quais são as 10 maiores economias do mundo em 2024.

Neste texto, você vai conhecer cada uma dessas economias que ganharam destaque neste ano. Os Estados Unidos continuam liderando o ranking. O país possui um PIB (Produto Interno Bruto) de US$ 29,17 trilhões. O Brasil aparece em 10º lugar com um PIB de US$ 2,19 trilhões.

As 10 maiores economias do mundo em 2024, com base no Produto Interno Bruto (PIB) nominal:

  • Estados Unidos
  • China
  • Japão
  • Alemanha
  • Índia
  • Reino Unido
  • França
  • Itália
  • Canadá
  • Brasil

Mercados emergentes

Os países maiores do mundo conseguem ter uma influência significativa nos mercados emergentes. Eles investem diretamente em economias emergentes, trazendo capital e tecnologia para essas regiões.

São grandes exportadores e importadores, e suas políticas comerciais podem afetar significativamente os mercados emergentes.

Esses países continuam ditando regras, que mudam a economia global, influenciando decisões estratégicas que afetam bilhões de pessoas. 

Leia também | 7 cursos de Harvard na área de TI para fazer sem sair de casa

Como o Brasil é visto pelas maiores economias do mundo?

As maiores economias do mundo têm uma visão diversificada e complexa em relação ao Brasil. Nosso país é visto, por exemplo, pelos Estados Unidos como um parceiro estratégico na América Latina, com foco em áreas como comércio, investimento e cooperação em tecnologia e energia.

Para a China o Brasil é um importante parceiro comercial, especialmente no fornecimento de commodities como soja e minério de ferro. Existe também um interesse crescente em investimentos em infraestrutura e tecnologia.

Os japoneses valorizam o Brasil. Para eles, nosso país é um mercado emergente e uma fonte de commodities. Há cooperação em áreas como agricultura, tecnologia e energia.

A Alemanha vê o Brasil como um mercado de grande potencial e um parceiro estratégico na América Latina, com foco em comércio e investimentos em setores como automotivo e tecnologia.

O Reino Unido vê o Brasil como um parceiro comercial importante, com foco em comércio, investimentos e cooperação em áreas como tecnologia e energia. Já a França quer o Brasil como parceiro estratégico na América Latina, com foco em comércio, investimentos e cooperação em áreas como agricultura e tecnologia.

Enquanto isso, o Brasil tem buscado aumentar os seus laços econômicos com as maiores economias do mundo, em busca de novas oportunidades de comércio, investimento e cooperação em diversas áreas.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

6 cursos rápidos que vão te ajudar a conseguir emprego em 2026

2026 está cada vez mais próximo e muitas pessoas desejam conseguir um emprego ou até…

1 semana atrás

12 nomes proibidos de serem registrados ao redor do mundo

No Brasil, é muito comum encontrarmos pessoas com nomes peculiares, quem nunca viu uma matéria…

1 mês atrás

50 nomes muito estranhos já registrados em cartórios do Brasil

O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…

2 meses atrás

5 empregos remotos de atendimento ao cliente para trabalhar de casa

Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…

2 meses atrás

6 mitos sobre a união estável que muita gente acredita

Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…

2 meses atrás

Os 7 golpes mais aplicados nos brasileiros em 2025

Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…

2 meses atrás