Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Ventilador ou ar-condicionado: qual aparelho gasta mais energia?

Enquanto o ventilador é ideal para a circulação de ar, o ar-condicionado é capaz de resfriar de fato o ambiente, mudando drasticamente a sensação térmica

Uma onda de calor vem atingindo o país e muita gente tem enfrentado períodos muito altos. Sabe quando você deseja chegar em casa e correr para a frente do ventilador ou ir para o ambiente onde tem aquele maravilhoso ar condicionado.

Nessa hora ninguém pensa no preço da energia. O que mais queremos é nos refrescar. Afinal, o que gasta mais energia: ventilador ou ar condicionado?

Enquanto o ventilador é ideal para a circulação de ar, o ar-condicionado é capaz de resfriar de fato o ambiente, mudando drasticamente a sensação térmica.

Veja as diferenças entre ventilador e ar condicionado

ar-condicionado possui um sistema que refrigera os ambientes, retirando o calor e reduzindo a temperatura interior, além de controlar a umidade e melhorar a qualidade do ar. Já o ventilador oferece uma sensação refrescante, contribui na circulação do ar e na evaporação do suor sem alterar a temperatura do local.

Leia também | Vigilante: K-drama estrelado por Nam Joo-hyuk estreia em novembro

Qual dos dois gasta mais energia?

Para você saber o que gasta mais luz entre ar-condicionado ou ventilador, é preciso compreender e considerar alguns fatores. 

Um ventilador, se ligado um dia inteiro e uma noite inteira, pode pesar na conta. E muita gente, com medo do gasto com o ar-condicionado, lembra de desligar ou programar o aparelho para isso, mas acaba não dando essa mesma atenção ao ventilador.

O consumo energético do ventilador está ligado à potência do modelo escolhido, ou seja, a velocidade de rotação e a potência do aparelho é o que pode aumentar ou diminuir seus gastos.  

Existem alguns modelos de ventilador que é possível programá-lo para que desligue automaticamente (alguns modelos têm essa possibilidade) ou sempre se habituar a desligar ao sair do ambiente. Mas o bom mesmo é optar por modelos que já possuem o modo de economia. 

Os ventiladores de teto, dada a sua capacidade e a dimensão das suas pás, consomem significativamente mais (quase o dobro) do que os pequenos ventiladores de mesa.

O ar-condicionado querendo ou não vai influenciar no consumo de energia. Podemos dizer que o seu gasto com energia está relacionado a sua capacidade de refrigeração e a temperatura que você vai programar.

Também devemos levar em conta o tempo de uso, características do local de instalação e eficiência energética do modelo.

Segundo informações, o melhor modelo de ar-condicionado que vai possibilitar a economia de energia é o modelo classe A. Ele é mais econômico. 

Confira sempre os BTUs do aparelho (BTU é a capacidade real que o seu ar-condicionado tem de climatizar o ambiente). Por exemplo, um quarto de 10 m², no qual estão duas pessoas e ainda há uma televisão ligada precisará de, no mínimo, um ar-condicionado com 6.600 BTUs ou mais.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.